Universidade e ensino de história
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A obra apresenta trabalhos com enfoque em diferentes conjunturas e regiões que pretendem estimular uma reflexão para o enfrentamento dos desafios na renovação da formação dos professores. Visa ainda levar o conhecimento histórico para um público mais amplo. O formato das licenciaturas e o papel do docente, tendo em vista a desvalorização da carreira e a pouca atratividade que o magistério oferece também é um ponto de reflexão. Este livro sobre o ensino de história nas universidades visa contribuir para o entendimento do percurso das graduações de história em diferentes universidades, em diferentes momentos e regiões. Busca também focalizar os embates produzidos no campo da historiografia e das memórias produzidas em torno de momentos fundadores dos respectivos cursos e seus professores.
- Código de barras:
- 9786556520438
- Dimensões:
- 23.00cm x 16.00cm x 0.00cm
- Edição:
- 1
- Data da Edição:
- 05/05/2021
- Marca:
- FGV
- ISBN13:
- 9786556520438
- Número de páginas:
- 252
- Peso:
- 446 gramas
- Encadernação:
- SIM
- Tags:
- Universidade e ensino de história
Introdução
1. Há ainda algo de novo a dizer sobre o curso de História da USP?
Aryana Costa
2. Eles e elas na gênese da institucionalização do curso de história da USP
Lidiane Soares Rodrigues
3. A formação em história na UFRGS: a pesquisa histórica como elemento distintivo entre licenciatura e bacharelado (1943-1973)
Mara Cristina de Matos Rodrigues
4. A história na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Instituto La-Fayette
Leonardo Faria Cazes
5. Um curso de História nos caminhos de uma herança: o mestrado em História da UFPR, de 1971
Bruno Flávio Lontra Fagundes
6. A formação superior em História na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (1941-1967)
Alessandra Soares Santos
7. Um divórcio em dois tempos: a separação do curso universitário de Geografia e História
Patricia Aranha
8. Universidade e ensino de história: o curso de História do IFCS/UFRJ (1968-1980)
Marieta de Moraes Ferreira
9. O curso de História da UFRN (1956-2016): alguns vestígios de memórias e pautas para a escrita de histórias
Margarida Maria Dias de Oliveira e Wendell de Oliveira Souza
10. Profissionalização do magistério sul-mato-grossense: os cursos de história e estudos sociais (década de 1970)
Tiago Alinor Hoissa Benfica
Sobre os autores
FGV Editora lança livro sobre o ensino de história nas universidades
Coletânea visa contribuir para o entendimento do percurso das graduações de história em diferentes universidades, momentos e regiões.
Em um momento de grandes transformações e crise na educação brasileira e de discussão do lugar da história e do papel dos historiadores, revisitar o percurso dos cursos de história pode trazer contribuições importantes.
Esta é a proposta do livro Universidade e ensino de história, organizado pela historiadora Marieta de Moraes Ferreira e publicado pela FGV Editora, que apresenta um conjunto de trabalhos enfocando diferentes conjunturas e regiões que pretendem estimular uma reflexão para o enfrentamento dos desafios na renovação da formação dos professores, assim como levar o conhecimento histórico para um público mais amplo.
Um ponto que emerge desde a Reforma do Ensino Médio, em 2017, e a Nova Base Nacional Curricular (BNCC) é a questão do formato das licenciaturas e o papel do docente, tendo em vista a desvalorização da carreira e a pouca atratividade que o magistério oferece.
Por outro lado, os licenciandos em geral se sentem pouco preparados para as tarefas que imaginam serem as suas no futuro: deslocar o que aprenderam na graduação para a complexa sala de aula de colégios, lidar com crianças e adolescentes e dialogar e se expressar diante desse público específico. Com isso, emergiram debates acerca da dicotomia bacharelado-licenciatura.
Este livro sobre o ensino de história nas universidades visa contribuir para o entendimento do percurso das graduações de história em diferentes universidades, em diferentes momentos e regiões e focalizar os embates produzidos no campo da historiografia e das memórias produzidas em torno de momentos fundadores dos respectivos cursos e seus professores.