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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786556521541 Edição: 1 Ano: 2022
Pontos fora da curva: por que algumas reformas educacionais no Brasil são mais efetivas do que outras e o que isso significa para o futuro da educação básica
A partir da Constituição Federal de 1988, a educação básica virou um direito e ganhou uma relevância que nunca teve na agenda pública brasileira, em prol da universalização do acesso e da melhoria da qualidade da escola pública. Nesse cenário, a oferta educacional, que já dependia fortemente da liderança dos estados e municípios, ganhou contornos ainda mais descentralizados, com os governos subnacionais adquirindo importante protagonismo e realizando múltiplas tentativas de reformas de seus sistemas públicos. Considerando que os resultados de reformas educacionais subnacionais têm sido muito heterogêneos, mesmo entre localidades de nível socioeconômico similar, a obra busca evidenciar o porquê dessas diferenças, em particular no que concerne aos caminhos que vêm sendo seguidos por aqueles que destoam positivamente da média - os "pontos fora da curva", tendo como base dois dos mais bem-sucedidos casos brasileiros: as reformas no Ceará e em Pernambuco.
Apresentação. Fernando Luiz Abrucio
Introdução
Características importantes deste livro e do contexto em que ele se insere
1. A agenda do reformismo educacional no Brasil nas últimas três décadas
2. Por que (muitas) reformas deixam a desejar
A equivocada insistência em padrões, metas e incentivos como “a” alavanca da reforma
Minando a reforma a partir de uma gestão altamente centralizada
O limite de políticas uniformes frente à complexa dinâmica escolar
3. Por que (algumas poucas) reformas avançam de modo mais efetivo?
Articulando padrões, metas e incentivos a investimentos em insumos e processos que fortalecem as capacidades do sistema
Visão sistêmica compartilhada, com descentralização coordenada, para garantir implementação
Efetivando transformações significativas a partir de um projeto sistêmico no plano escolar
4. Síntese dos argumentos e seus significados para o debate educacional brasileiro
Referências