Oficinas didáticas interdisciplinares: proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022

Organizador(es): Marcelo Pinheiro Cigales

Este ebook é uma produção da Editora Caliandra_Unb.

A publicação é resultado das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Brasília (UnB) na edição 2020-2022. Trata-se de um material produzido por pibidianos(as): licenciados(as) de História e Ciências Sociais, professores(as) supervisores(as) da Educação Básica e professores(as) coordenadores(as) da UnB. Com a publicação deste material pedagógico, resultado de 18 meses de trabalho coletivo e colaborativo, queremos registrar que para a profissionalização da formação docente no Brasil urge a ampliação, fortalecimento e valorização do Pibid, que demostra ser uma política efetiva para a permanência dos estudantes de licenciatura nos cursos de graduação. Trata-se de um material pedagógico, estruturado em formato de oficinas, que refletem ao menos duas questões que estruturaram o subprojeto entre as licenciaturas de História e de Sociologia da UnB. A primeira é referente a interdisciplinaridade entre duas licenciaturas da área de humanidades. Como registro desse trabalho colaborativo, destacamos que a integração entre os componentes disciplinares ocorreu por meio de trabalhos e debates a partir de eixos temáticos, uma vez que a proposta do projeto foi utilizar a pesquisa como pressuposto de ensino, questão já presente nos debates teóricos e pedagógicos de ambas as áreas. A segunda questão faz alusão a criação de grupos (também chamados de clubes) que se dividiram de forma a reunir integrantes de ambas as áreas para discutir e exercitar pedagogicamente os quatro eixos propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a partir da forma em que foram recontextualizados pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal para o Ensino Médio, publicado em 2020. Assim, os(as) pibidianos(as) foram estimulados a elaborar oficinas pedagógicas ao redor dos eixos de: a) "Investigação Científica", que se transformou na Oficina "Artivismo"; b) "Processos Criativos", que deu origem à Oficina intitulada "Cineclube Lado B"; c) "Mediação e Intervenção Sociocultural", que se materializou na Oficina intitulada "Rasurando Narrativas", e; d) "Empreendedorismo", a partir do qual foi proposta a Oficina "Além dos Muros".

1. Apresentação

2. Oficinas Artivismo
2.1 Carta aos/às professores(as)
2.2 Oficina 01 - Violência e Racismo
2.3 Oficina 02 - Fato x Fake
2.4 Oficina 03 - Teatro do Oprimido
2.5 Atividade: Análise de Rap
2.6 Atividade: Construindo uma narrativa
2.7 Atividade: Pesquisa de Campo
2.8 Atividade: Arte + Ativismo = Artivismo

3. Oficina Cine Clube Lado B
3.1 Carta aos/às professores(as)
3.2 Por que Lado B: o direito à memória
3.2.1 Duque de Caxias
3.2.2 Revolta da Balaiada
3.2.3 Manuel Balaio
3.3 Atividades mobilizadoras
3.3.1 Memória e espaço público
3.3.2 Povos originários e estereótipos
3.4 Cine Clube
3.4.1 História de amor e fúria
3.4.2 Branco sai, preto fica
3.4.3 A última floresta

4. Oficinas Rasurando Narrativas
4.1 Carta aos/às professores(as)
4.2 Por que rasurar narrativas?
4.3 A construção da capital
4.3.1 A história oficial
4.3.2 Mulheres na construção
4.3.3 Pra lá do canteiro de obras