Detalhe do produto
Mobile Marketing
Entender o processo disruptivo tecnológico e seu impacto na sociedade não é tarefa apenas dos profissionais da tecnologia da informação; é uma tarefa multidisciplinar que abarca múltiplas inteligências e competências que podem ser capitaneadas pela área de marketing. É o marketing que detecta tendências, revela demandas e se conecta com novos mercados. Produtos que no último século fizeram parte da nossa cultura, como livros, jornais, músicas e mapas são hoje, graças à mobilidade, oferecidos como serviços, dentro de softwares que portamos em "caixinhas" multimídia que alguns ainda insistem em chamar de telefone. Não só produtos converteram-se em serviços, mas modelos de negócios inteiros também.
Apresentação 9
Introdução 11
1 | Mobile marketing 13
O que é mobile marketing? 13
Principais características 15
Internet das coisas 21
2 | Dinâmica de mercado 27
Números de mercado 27
Operadoras 30
Fabricantes 32
OTT/Branded players 33
3 | Tecnologias e ferramentas 39
Sistemas operacionais 39
Web e aplicativos 42
Redes 2G, 3G, 4G e 5G 53
Redes wi-fi 56
Serviços de SMS 59
Mensageria instantânea 60
Chatbots 62
Bluetooth 68
Beacon 70
RFID 72
NFC 74
QR code 77
Realidade virtual 83
Realidade aumentada (RA) 95
Ferramentas de prototipação 103
4 | Estratégias, campanhas e métricas 105
Mobile moments 105
Boas práticas 106
Proposição de uma campanha 108
Jornada do consumidor mobile 109
Modelos de retenção 111
Produtos e peças publicitárias 113
Pilares criativos 116
Mídia programática 128
Métricas e analytics 129
Estratégia web + apps 134
Políticas das lojas de apps 140
Montando sua primeira campanha 142
Segurança e privacidade 143
Conclusão 147
Referências 149
Os autores 155