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Livro Impresso ISBN: 9788522505746 Edição: 1 Ano: 2006 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 260 gramas Número de Páginas: 168
Economia de comunhão: empresas para um capitalismo transformado
- Este livro relata a experiência de empresas brasileiras que praticam a economia de comunhão. Os autores comparam os comportamentos observados com as orientações da teoria dos Stakeholders e com dados do Ibase, para verificar a competitividade e a responsabilidade social dessas empresas
Os resultados revelam que elas têm forte sentido e são socilamente responsáveis e competitivas, dando um exemplo de como poderia ser um capitalismo tranformado.
A economia de comunhão
- Origens
- EdC e outras formas de voluntariado
- Aspectos relevantes de economia de comunhão
- Economia de comunhão e sustentabilidade
- A questão teórica
Teoria dos stakeholders
- A teoria dos stakeholders
- Quem são os stakeholders
- As críticas à teoria dos stakeholders
- Os argumentos favoráveis à teoria
- A ênfase instrumental na teoria
- A ênfase substantiva
Responsabilidade social corporativa e balanço social
- Teoria dos stakeholders e responsabilidade social corporativa
- Tipologias sobre estágios da RSC
- RSC: críticas e defesas
- Performance social corporativa e balanço social
Empresas de economia de comunhão e suas práticas
- A visão qualitativa
- A visão quantitativa
- O balanço social: empresas de EdC versus dados do Ibase
Examinando os resultados da pesquisa
- Caracterização das empresas de EdC
- EdC como fonte de vantagem competitiva
- A prática das empresas de EdC ante a teoria dos stakeholders sob o olhar normativo
- Classificação das empresas de EdC e seus gestores e a teoria dos stakeholders
- A literatura sobre RSC e as práticas de EdC
O que dizem os números
- Informações da survey
- Os dados do balanço social
Primeiras conclusões
- A EdC force vantagem competitiva?
- Um conceito de economia de comunhão
Conclusões segundas
O Povo - CE | 5/4/2014