Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9786556521916 Edição: 1 Ano: 2022 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 703 gramas Número de Páginas: 412
Em defesa do ensino de história: a democracia como valor
Têm sido crescentes os debates sobre o lugar da história nas sociedades contemporâneas. Este livro busca demonstrar através de diferentes abordagens e temáticas o valor do conhecimento da história e a importância de seu ensino a todos que estão engajados na defesa da democracia em nosso país.
Apresentação
Helenice Rocha e Marcelo Magalhães
PRIMEIRA PARTE
SENTIDOS DA HISTÓRIA E DE SEU ENSINO
1. “Deixa os historiadores pra lá”: crise das humanidades, crise de autoridade, novas possibilidades
Rebeca Gontijo
2. Que ensino de história para qual verdade? Desafios teórico-políticos em tempos de negacionismo
Carmen Teresa Gabriel
3. A falta que o passado faz: uma poética do ensino de história
Nilton Mullet Pereira
4. Por que será que?... Evidências sobre a história, a memória e seu ensino
Helenice Rocha
5. O passado movediço na aprendizagem histórica: entre afogamentos e respiros
Letícia Mistura e Flávia Eloisa Caimi
6. Produzindo sentido para o passado: aprender história como caixa de ferramentas para a vida
Sonia Wanderley
SEGUNDA PARTE
DIVERSIDADE DAS NARRATIVAS DIDÁTICAS NA HISTÓRIA
7. Balance de cuatro décadas de cambios en la historia como disciplina escolar (Argentina en democracia, 1983-2023)
Silvia Finocchio
8. Escrita da história, usos políticos do passado e republicanismo no Brasil da Primeira República
Angela de Castro Gomes
9. Biografia, usos do passado e demandas identitárias
Maria da Glória de Oliveira
10. Historiografia acadêmica e história escolar: convergências e distanciamentos na abordagem da última ditadura no ensino
médio na Argentina
María Paula González
11. O passado em sedimentos: currículo e cânone na narrativa histórica escolar — um ensaio de interpretação*
Mauro Cezar Coelho
12. Independência para quem? Espaços de (re)existência na Pequena África
Ana Maria Monteiro; Rafaela Albergaria Mello; Thays Merolla Piubel e Adriana Soares Ralejo
13. Mexendo em casa de marimbondos: a ditadura militar nas provas da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)
Marcelo Henrique Leite
TERCEIRA PARTE
A INTERLOCUÇÃO DA HISTÓRIA — HISTORIADORES E PROFESSORES — COM POLÍTICAS PÚBLICAS
14. “No fim, sobraram as telas”: corpos e vozes docentes em aulas remotas de história
Rafael Monteiro
15. Que passados, que memórias? A temática africana e afro-brasileira sob tensão nas aulas de história
Karla Andrezza Vieira e Cristiani Bereta da Silva
16. Temporalidades e seleções no novo ensino médio: estudos de caso sobre os currículos estaduais (SP, MT e PE)
Mariana Guglielmo
17. Licenciatura de história: percursos históricos e debates em torno da formação de professores
Renata Augusta dos Santos Silva
18. Experimentando o fazer docente: as potencialidades do estágio supervisionado em história
Maria Aparecida da Silva Cabral
Autores