Detalhe do produto


Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522521562 Edição: 1 Ano: 2019
Como você ensina?: educação e inovação no ensino de história e de ciências sociais
Esta coletânea consolida os diálogos estabelecidos ao longo de três anos na Escola de Ciências Sociais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) sobre novas formas de ensinar ciências sociais e história na educação básica e na graduação. Diferentes professores da casa participaram do projeto intitulado "Educação e inovação". A onda conservadora que vem tomando o país de assalto nos últimos anos tem sido extremamente danosa para os professores de sociologia e história, que se veem acossados em seu ofício e perseguidos nos seus locais de trabalho, como se fossem perigosos doutrinadores. Nesse sentido, ao contribuir para o debate sobre o ensino de ciências sociais e história, este livro não cumpre apenas evidente função científica, mas também política, porque evidencia o laço indissociável entre o aprofundamento da vida democrática e o enraizamento das humanidades entre nós.
Introdução
João Marcelo E. Maia
SEÇÃO I – A EXPERIÊNCIA DO CPDOC
1 Como ensinar pesquisa? A experiência da disciplina O mundo das ciências sociais
João Marcelo E. Maia e Jimmy Medeiros
2 Como ensinar etnografia? Relato de experiência docente em uma disciplina de metodologia
Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira
3 História e ensino através de imagens
Thais Blank, Vivian Fonseca e Artur Pereira
4 Aprendendo a ensinar história – a experiência do Pibid-FGV História
Ynaê Lopes dos Santos
SEÇÃO II – DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
5 Diáspora africana, diseño curricular y políticas de conocimiento – educación y presencias afrodescendientes en Colombia
Axel Rojas
6 Ensinando (com) imaginação sociológica – sugestões para acender uma esperança
Lambros Fatsis
SEÇÃO III – EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
7 Kizomba, a feira de africanidades do Colégio Pedro II-Realengo II – um relato da experiência e suas potencialidades
Valesca d Souza Almeida
8 A importância dos “olhares” e percepções dos alunos para as aulas de sociologia
Julieta Romeiro
9 Patrimônio e ensino de história – aprender com objetos museais
Marta Cristina Soares Dile Robalinho
10 Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de história – relato de experiência
Jaques Leone Matos de Oliveira
11 Uso do audiovisual para o ensino de sociologia – Festival Identidade e Narrativa de Curtas do Andrews (Finca)
Roberto Mosca Jr.
Sobre os autores