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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522519613 Edição: 1 Ano: 2017
Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas
Os livros didáticos se tornaram notícia na mídia impressa e televisiva. De tempos em tempos, seus autores são colocados na berlinda, acusados de trazerem aos leitores informações inadequadas. Tais críticas se tornam mais preocupantes porque os livros didáticos são avaliados pelo Estado brasileiro por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Este livro se debruça sobre a problemática do livro didático de história, analisando as políticas que os estabelecem e as narrativas que eles trazem a seu público.
Apresentação
Introdução
Livro didático de história em análise: a força da tradição e transformações possíveis
Helenice Rocha
Primeira Parte: Políticas públicas para o livro didático de história
Capítulo 1:
O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos
Flavia Eloisa Caimi
Capítulo 2:
Uma profissional de história em gestão de política pública: como a memória construiu minha experiência no PNLD de 2004 a 2015
Margarida Maria Dias de Oliveira
Capítulo 3:
O PNLD de história: momentos iniciais
Holien Gonçalves Bezerra
Capítulo 4:
Política e economia do mercado do livro didático no século XXI: globalização, tecnologia e capitalismo na educação básica nacional
Célia Cristina de Figueiredo Cassiano
Capítulo 5:
O livro didático como política pública: perspectivas históricas
Marcelo Soares Pereira da Silva
Capítulo 6:
A campanha do livro didático e manuais de ensino e as avaliações dos manuais escolares de história
Juliana Filgueiras
Segunda Parte: Narrativas nos livros didáticos de história
Capítulo 7:
Para além do atenocentrismo: um desafio para a história ensinada
Regina Bustamante
Capítulo 8:
A invenção do medievo: narrativas sobre a Idade Média nos livros didáticos de história
Nilton Mullet Pereira
Capítulo 9:
Que enredo tem essa história? A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de história
Mauro Cezar Coelho
Capítulo 10:
Negra é a raiz da liberdade. Narrativas sobre a abolição da escravidão no Brasil em livros didáticos de história
Mônica Lima
Capítulo 11:
A Proclamação da República em três tempos
Marcelo de Souza Magalhães
Rebeca Gontijo
Capítulo 12:
A ditadura militar nas narrativas didáticas
Helenice Rocha
Capítulo 13:
Os tempos de uma obra escolar. O estado do Rio de Janeiro de José Mattoso Maia Forte
Rui Aniceto Nascimento Fernandes
Sobre os autores