Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9786556522517 Edição: 1 Ano: 2023 Largura: 17.00 cm Comprimento: 24.00 cm Peso: 606 gramas Número de Páginas: 312
Brasil, Moçâmedes e Mussungo Bitoto: trânsitos sociais e trocas culturais no sul de Angola
A história contada neste livro começa com a chegada em Angola dos luso-brasileiros (pernambucanos) em meados do século XIX e como esse grupo foi fundamental na formação da região, que os europeus chamavam de Moçâmedes, mas que para os Kuvale era Mussungo Bitoto. Depois se dedica a pensar como os africanos escravizados oriundos do Brasil, que vieram com seus senhores, contribuíram na formação de um novo grupo social na região, os Mbali, cuja maior expressão identitária e cultural são a sua arte mortuária e a festa da cruzeta, que mistura aspectos do universo afro-brasileiro com o kimbundu, ovimbundu e herero. Tais sujeitos, com origens bem diversas, assim como os acontecimentos desses três últimos séculos, se amalgamaram em uma realidade diversificada e contraditória, riquíssima, e que se manifesta em práticas culturais-artísticas recentes, como a poesia, fotografia e música. Estamos tratando de um universo complexo, ancestral, colonial e afrofuturista, uma mistura de estéticas e origens diversas que conectam e denunciam realidades diferentes, atrelando para sempre Pernambuco, Mussungo Bitoto, Moçâmedes, Namibe; Brasil e Angola.
Apresentação
Carlos Major, Laila Brichta e Washington Nascimento
Independência do Brasil e formação de “Moçâmedes”
A independência do Brasil e a instalação de Moçâmedes no sul de Angolano século XIX
Laila Brichta e Lucas Neves Garcia Ledo
Os empreendimentos comerciais luso-brasileiros e os trabalhadores em Moçâmedes (1849-1915)
Camila Dias da Costa
Economia e atividade pesqueira no Atlântico sul: o caso de Moçâ medes no século XIX
Laila Brichta
Povos, contatos e trânsitos sociais
A população de Moçâ medes antes dos brasileiros: o que dizem os sobas 91
Sérgio Bruno Bettencourt de Oliveira
Espaços de consagração das populações hereros e as dinâmicas de seus rituais no sul de Angola
Ronald Lopes de Oliveira
Mbali: os africanos oriundos do Brasil e a formação de um novo grupo social
em Moçâmedes
Washington Nascimento
Os ovakuvale, a transumância e os processos de escolarização: um estudo na região de Virei
Frederico Pahula Sabonete Mário
Patrimônio material: memória e história
A degradação do Centro Histórico de Moçâmedes (Angola): estratégias e recomendações para a regeneração urbana
Domilde Costa Kuenhe Pombal
Arte funerária mbali de Moçâmedes
Paulo André Felisberto Cesar
Entre rostos e cruzes: rituais fúnebres e arte tumular quimbares-mbalis de um
cemitério municipal no Namibe (Angola, 1850-1900)
Ronald Lopes de Oliveira
Patrimônio imaterial e trânsitos culturais
Poesia visu-musical
Música bantu (2020)
Moçâmedes nunca mais (2022)
Franck Brazão
Poesia
Kanguimbo Ananaz
Poesia
Confissões d’alma
Elsa Major
Música
Criação musical nas línguas locais e influências dos povos do Namibe
Gari Sinedima DJ
Teatro
As formigas, a guerra, o ator e a experiência
Rogério de Carvalho e Marta Lança
Moda
Pingui e a moda com influências do universo herero
Emanuela Patricia Pote Rios
Exposição
Mussungo Bitoto: exposição de arte funerária mbali no sul de Angola
Carlos Major
Fotografia
Concreto
Sérgio Brazão
Fotografia
Validade
Paulo Azevedo
Fotografia
R.I.P. — Last adress
Bruno Fonseca
Artes visuais
Red horizon (2020)
Mónica de Miranda
Galeria de Arte
Tecktonik: Tombwa — Café Mito da Utopia
Victor Gama
Sobre os organizadores
Sobre os autores