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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522510849 Edição: 1 Ano: 1998
Violão azul: modernismo e música popular
Neste livro a autora discute a relação entre o modernismo e a música popular. Uma de suas idéias centrais é a de que a música popular concretiza um certo ideal modernista que valoriza o despojamento e rompe com as tradições associadas a determinadas concepções de erudição.
Compositores como Noel Rosa e Lamartine Babo levaram às últimas consequências o culto da simplicidade, adotando um tom mais coloquial e desenvolvendo uma estética lírica que recorre à paródia e à ironia. Analisando não só as estruturas musicais, mas também os arranjos orquestrais e os estilos de interpretação do período modernista, esse estudo mostra ainda que, na maioria das vezes, a idéia de uma linguagem associada ao cotidiano da gente simples conciliava-se com o sublime e o tradicional
Capítulo 1 - Um tropical amor de mundo
- Apresentação da música interessada
- A construção da civilização
- A cultura na civilização
- A colher torta do criador mexe o virado
- A estética da monumentalidade
Capítulo 2- O apito da fábrica de tecidos
- A estética da simplicidade
- O ritmo dissoluto
- E o meu depertador é o guarda-civil
- É futurismo, menina
- Com sustenidos e bemóis/ desenhados ma minha voz
- O poético e o prosaico
Capítulo 3 - A cidade fragmentada
- A perequice melódica difícil
- À merencória luz da lua
- Alô, alô, carnava
- A ditadora sorridente do samba
Capítulo 4 - À guisa de conclusão: tímido e espalhafatoso
- O engenheiro e o bricoleur
- Embaralhando classificações
- O noir e o solar