Detalhe do produto
Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786556520421 Edição: 1 Ano: 2020
Teorizar aprender e ensinar história
Como sugere seu título, esta coletânea pretende fomentar o ato de pensamento, o teorizar acerca do conhecimento histórico, implicado nas dimensões práticas de dois outros atos correlatos e complementares: o ensinar e o aprender esse conhecimento. E propositalmente, como permite a língua portuguesa, esses termos grafados no infinitivo são porta de entrada para uma concepção em que teorizar, aprender e ensinar história significa conjugar verbos, tecer palavras e ações. Busca-se, assim, ao mobilizar os verbos teorizar, aprender e ensinar história, valorizar a prática e o tempo presente de enunciações analíticas, no caso as que remetem à teoria da história e ao ensino e à aprendizagem de conceitos, temas e proposições do campo na formação de professores e historiadores, mas não apenas, tendo em vista os lugares da história na Educação Básica, nos debates contemporâneos no âmbito da pesquisa do ensino/aprendizagem da história.
Sumário
Lugares para a teoria da história 7
Marcia de Almeida Gonçalves
PARTE I: PROPOSIÇÕES
1. Teoria da história em tempos digitais
Elias Thomé Saliba
2. Teoria da história: usos, práticas, fins
Estevão Chaves de Rezende Martins
3. Entre a espera e o desafio: ensaio sobre a factibilidade histórica
Temístocles Cezar
4. O historicismo e a emergência da história no Brasil: Sérgio Buarque de Holanda e a sombra de Marc Bloch
Guilherme Pereira das Neves
5. Demandas sociais e história do tempo presente: constituição e usos de arquivos orais em regimes autoritários
Marieta de Moraes Ferreira
6. “Eu, você e todos nós.” Notas sobre a singularidade, mas não apenas
Marcia de Almeida Gonçalves
7. Outros sujeitos, outras teorias: reflexões para um programa de ensino de teoria
feminista decolonial da história
Maria da Glória de Oliveira
8. A “aposta biográfica” na articulação entre teoria e didática da história
Carmen Teresa Gabriel
PARTE II: EXPERIÊNCIAS
9. Etnografando e construindo modos de olhar: o ensino de teoria da história
Durval Muniz de Albuquerque Júnior
10. Currículo e docência: uma trajetória de pesquisas em ensino de história
Ana Maria Monteiro
11. “A última aula do resto das nossas vidas”: inquietações de docentes de teoria e metodologia da história
Benito Schmidt, Mara Cristina Rodrigues e Natalia Pietra Méndez
12. Dentro do conceito tem gente etc. e tal: pensando o ensino-pesquisa de teoria da história na universidade
Beatriz de Moraes Vieira
13. Teoria da história, ensino de história e novas tecnologias
Pedro Telles da Silveira e Thiago Lima Nicodemo
14. O ensino de teoria como análise de historicidades: uma eletiva sobre os
anos 1980
Valdei Araujo
15. Autoria e formação como desafios para a historiografia e o ensino de história em tempos de crise democrática: contribuições de Ilmar Rohloff de Mattos e Manoel Luís Salgado Guimarães
Daniel Pinha Silva
16. Para que teoria?
Rebeca Gontijo
Sobre autores e autoras