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Tendências da gestão de pessoas na sociedade do conhecimento

Livro Impresso ISBN: 9788522520961 Edição: 1 Ano: 2018 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 256 gramas Número de Páginas: 160

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Tendências da gestão de pessoas na sociedade do conhecimento

Autor(es): Ana Paula Cortat Zambrotti Gomes Gomes, Victor Claudio Paradela Ferreira
Obras dos autores

As organizações são palco da objetividade e da subjetividade, da razão e da emoção, da ordem e do caos, de concordâncias e de discordâncias. Indicadores, técnicas e ferramentas são de grande valia no ambiente de negócios, mas o que lhe confere vitalidade são as pessoas. Organizações são espaços de interação. O objetivo deste livro é apresentar as características da sociedade contemporânea, considerada a sociedade do conhecimento, bem como discutir as mudanças e os desafios que vieram à tona no ambiente organizacional, impulsionados, sobretudo, pela globalização e pela tecnologia. Para tanto, o livro foi dividido em quatro capítulos, além desta introdução e da conclusão. Este livro compõe o 'Módulo Básico' das Publicações FGV Management.

Apresentação 9
Introdução 11

1 | A sociedade do conhecimento e as mudanças organizacionais 15
Características da sociedade do conhecimento 16
O fenômeno da globalização 23
A questão dos recursos e a produtividade 27
As mudanças e seus reflexos sobre as organizações 30

2 | Tendências organizacionais na sociedade do conhecimento 43
Valores da era industrial 44
Práticas de gestão organizacional 51
Valores da era pós-industrial 57
Novas relações de trabalho 62
Internacionalização do trabalho, impatriação e expatriação de profissionais 65

3 | Diversidade, conflitos e alinhamento de interesses nas organizações 73
Conciliação de interesses: sua importância e seus limites 74
Possíveis medidas para aumentar a convergência de interesses 78
Diversidade nas organizações 86
Diferenças entre gerações e seus impactos no trabalho 95

4 | Comportamento humano nas organizações 105
Liderança, motivação e comprometimento nas organizações 106
Comunicação assertiva 116
Necessidades e sentimentos 125
Parceria entre líder e liderado 128

Conclusão 135
Referências 139
Glossário 151
Para enriquecer
157
Os autores 159
 

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