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Livro Impresso ISBN: 9788522518630 Edição: 2 Ano: 2016 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 156

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Qualidade e acreditação em saúde

Autor(es): Marcus Vinicius Rodrigues, Leonardo Justin Carâp, Leonardo De Oliveira El-warrack, Thelma Battaglia Rezende
Obras dos autores

Este livro apresenta ao leitor conceitos, metodologias e ferramentas para conceber e gerenciar a qualidade e os processos de acreditação e auditorias nas organizações prestadoras de serviço na área da saúde. A apresentação de conceitos e propriedades dos processos organizacionais e de ferramentas para gestão, bem como de indicadores de desempenho e a aplicação destes processos nas organizações do setor da saúde são alguns dos temas abordados.

Apresentação 9
Introdução 13

1 | Qualidade em organizações do sistema de saúde: evolução e conceitos 15
História e evolução 15
Conceitos e definições 22
Certificações e prêmios da qualidade 29
A gestão da qualidade nos sistemas e serviços de saúde no Brasil 37

2 | Modelos, processos e ferramentas para a qualidade 47
Modelo de Donabedian para avaliação da qualidade em saúde 47
Modelo de gestão estratégica de processos para a qualidade 51
Dos objetivos estratégicos à gestão dos processos 54
A trilogia da qualidade 59
Referenciais para indicadores de desempenho no setor da saúde 69

3 | Acreditação em organizações de saúde 77
Considerações iniciais sobre avaliação em saúde 77
Avaliar: por que, quando e como 83
Histórico da acreditação 87
Principais modelos no cenário brasileiro 94
Desafios na implantação de programas de qualidade e na obtenção da acreditação 108

4 | Auditoria em saúde e aplicação 115
A importância da auditoria em saúde 115
Breve histórico da auditoria 119
Abordagem da auditoria 125
O plano estratégico de auditoria 127
Projeto executivo da auditoria 130
Processos de auditoria 132

Conclusão 143
Referências 147
Os autores 153
 

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