Detalhe do produto

Livro Impresso ISBN: 9788522509904 Edição: 1 Ano: 2012 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 180 gramas Número de Páginas: 156
Plano de negócios
O plano de negócios é um documento de comunicação entre o público interno e os possíveis públicos externos interessados em investir ou colaborar com a empresa, sendo um elemento fundamental no alinhamento de sua visão e de suas estratégias. Normalmente, um plano de negócios trata da comercialização de uma inovação. Discute a oportunidade, o mercado, as competências da empresa ou dos empreendedores de se apropriarem da oportunidade, a estratégia, bem como estabelece os planejamentos. Esses e outros pontos são aborados neste livro.
Apresentação 11
Introdução 15
1 | Rupturas no ambiente externo às empresas 17
Ruptura demográfica 18
Rupturas tecnológicas – genômica e digital 20
2 | Novas demandas da sociedade e novas oportunidades de negócios 29
Rupturas e demandas – sustentabilidade e novas oportunidades 29
Qualidade de vida e novas oportunidades de negócios 35
Mobilidade e novas oportunidades de negócios 37
3 | Questões fundamentais para a construção de um plano de negócios 43
Questões gerais – ambiente externo, ambiente interno e estratégia 43
Questões associadas ao estágio de desenvolvimento do mercado e da empresa 46
4 | Fontes de financiamento e a negociação com os investidores 55
Investidores de risco 55
Financiamentos e subvenções 61
A negociação com os investidores 62
5 | Iniciando a elaboração do plano de negócios 67
O processo de elaboração de um plano de negócios 67
Sumário executivo 68
A oportunidade 70
O mercado 72
6 | A empresa 81
O negócio 81
Visão, missão, valores, trajetória 82
Recursos – a empresa vista como um conjunto de ativos e competências 85
7 | A estratégia 95
Estratégias genéricas 95
Proposição de valor 97
Modelo de negócios 101
8 | Planejamento 109
Planejamento operacional 109
Planejamento de marketing 110
Plano financeiro 115
9 | Relato de caso: a trajetória de uma start up de base tecnológica 125
A origem da Gens: todo início é difícil 126
A web como nova ruptura tecnológica: a busca pelo investidor 130
A decisão do RSTec e o processo do investimento 136
Conclusão 143
Referências 145
Glossário 153
Os autores 155