Detalhe do produto

Livro Impresso ISBN: 9788522505593 Edição: 1 Ano: 2006 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 180 gramas Número de Páginas: 108
O valor das intenções: dádiva, emoção e identidade
Como você escolhe um presente para seu filho, sua mulher, seu marido, seu chefe, seus empregados, seus amigos? Em que (ou em quem) você pensa? Como você recebe seus presentes? O presente traduz sua imagem ou a do presenteado? Maria Claudia Coelho analisa aqui os resultados de uma pesquisa que busca desvendar as regras que orientam a troca de presentes e discutir a dádiva como estratégia de construção de identidade e de expressão de emoções. Seus entrevistados revelam episódios de gafes, situações de trocas de presentes entre maridos e esposas e patroas e empregada, seus sentimentos ao ter que presentear em datas obrigatórias e os rituais de troca de presentes no Natal.
Capítulo 1 - Os sistemas da dádiva: dom, sociedade e teoria antropológica
Capítulo 2 - Um presente que é a sua cara : dádiva e apresentação de si
Capítulo 3 - O que vale é a intenção : dádiva, valor e sentimento
Capítulo 4 - Hierarquia, trocas materiais e emoções: o exemplo da gratidão
Capítulo 5 - Os presentes de Natal: o amigo oculto e a afirmação da família