Detalhe do produto
Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788573912852 Edição: 1 Ano: 2017
O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares
Este ebook é uma produção da Editora UFSM. O gosto pela leitura é despertado, é estimulado, é motivado. Por isso é importante que pais e professores (com)partilhem o gosto pela atividade de ler com filhos e alunos. O desinteresse demonstrado pela leitura entre os jovens pode ter origem no descaso por ela evidenciado entre os mais velhos, pela pouca valia que lhe atribuem no seu dia a dia. Assim, sem dúvida, os resultados obtidos pelos jovens leitores brasileiros em testes oficiais são alarmantes. Mas, talvez, o que esteja faltando seja assumir o compromisso de modificar a situação reinante, bem como um esforço conjunto, direcionado no sentido de tornar a leitura uma prática cotidiana na vida de crianças e jovens, de parte de pais e professores. De acordo com o PISA 2012 (OCDE, 2014), que avaliou o desempenho em leitura em 65 países, metade dos estudantes brasileiros com idade de 15 anos situa-se no nível 2, em uma escala de 1 a 6. Por outro lado, apenas 0,5% dos estudantes encontra-se nos níveis 5 ou 6 e está apto a localizar e organizar informações entranhadas no texto, interpretar e refletir sobre pontos que exigem compreensão detalhada. Por que o Brasil exibe resultados tão pífios? Como pais e professores podem contribuir para que seus filhos e alunos se apropriem da leitura a fim de utilizá-la como ferramenta para novas aprendizagens? Foi com o objetivo de construir pontes, estabelecer contato mais próximo e criar maior cumplicidade entre pais, professores e pesquisadores que este livro foi concebido. Desejamos a todos uma proveitosa incursão pelo mundo da leitura!
APRESENTAÇÃO
Sara Regina Scotta Cabral
CAPÍTULO 1
CONVERSA COM PAIS E PROFESSORES SOBRE LEITURA
Leonor Scliar-Cabral
CAPÍTULO 2
A LEITURA COMPARTILHADA, NA FAMÍLIA E NA ESCOLA
Rosângela Gabriel e José Morais
CAPÍTULO 3
VISÃO EM TÚNEL: UM OBSTÁCULO PARA A COMPREENSÃO LEITORA
Naura Letícia Nascimento Coelho
CAPÍTULO 4
SIMETRIA CEREBRAL E APRENDIZADO DA LEITURA
Daiane Lopes
CAPÍTULO 5
SERÁ QUE ENSINAR A LER E A ESCREVER FICOU MAIS FÁCIL HOJE EM DIA?
Onici Claro Flôres
CAPÍTULO 6
MULTIMODALIDADE TEXTUAL E FORMAÇÃO DO HIPERLEITOR
Ana Cláudia Munari Domingos, Ana Paula Klauck e Paula Mastroberti
CAPÍTULO 7
LER LITERATURA TAMBÉM É LER IMAGEM?
Flávia Brocchetto Ramos e Marília Forgearini Nunes
CAPÍTULO 8
LEITURA: O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE ALUNOS DISLÉXICOS
Maria Isabel Lopes
CAPÍTULO 9
E O LIVRO QUE ESTAVA LÁ, PINÓQUIO?
Vera Wannmacher Pereira
CAPÍTULO 10
EM LEITURA, NEM SEMPRE 2+2= 4 Débora Borsatti
CAPÍTULO 11
EDUCAÇÃO PARA A LEITURA: O QUE AS AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS NOS ENSINAM?
Katiele Naiara Hirsch e Rosângela Gabriel
CAPÍTULO 12
PARA SEU FILHO LER: A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E EXTRALINGUÍSTICO NA REDAÇÃO DE NOTÍCIAS EM ZERO HORA
Cátia Kist