Detalhe do produto

O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado

Livro Impresso ISBN: 9788522517701 Edição: 1 Ano: 2015 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 550 gramas Número de Páginas: 328

Outro Formato

Ebook

SAIBA MAIS

O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado

Organizador(es): Helenice Aparecida Bastos Rocha, Marcelo De Souza Magalhães, Rebeca Gontijo
Obras dos autores

Este livro oferece uma articulação entre os estudos sobre ensino escolar de história e aqueles que focalizam a cultura histórica ou as possibilidades da história para além do espaço escolar. A obra é resultado do "Ciclo de debates Oficinas de História", com a presença de pesquisadores convidados de diversas partes do Brasil. Para os debates foram escolhidos alguns dos temas candentes e mobilizadores de, por um lado, historiadores e, por outro, educadores que tratam do ensino de história.

Apresentação

Parte I: Vertentes de estudos sobre o ensino de história
Capítulo 1: Investigando os caminhos recentes da história escolar: tendências e perspectivas de ensino e pesquisa
Flávia Eloisa Caimi

Capítulo 2: Consciência histórica e aprendizagem: teoria e pesquisa na perspectiva da educação histórica
Maria Auxiliadora Schmidt

Capítulo 3: História, consciência histórica e ensino de história
Kazumi Munakata

Capítulo 4: Cultura histórica nas tramas da didatização da cultura escolar (ou Para uma outra definição de didática da história)
Carmen Teresa Gabriel

Capítulo 5: Linguagem e novas linguagens: pesquisa e práticas no ensino de história
Helenice Rocha

Capítulo 6: Ensino de história, história, historiografia e produção de sentido em práticas de letramento
Patricia Azevedo


Parte II: História: como se ensina e como se aprende?
Capítulo 7: Por um novo ensino de história: os desafios dos anos 1950-60
Marieta de Moraes Ferreira

Capítulo 8: Formação histórica e narrativas: efeitos de sentido sobre o ensino de história e o espaço escolar no estágio supervisionado
Cristiani Bereta da Silva

Capítulo 9: A formação de professores além das aulas de ensino de história: a experiência do PET-História da PUC-Rio
Eunícia Barros Barcelos Fernandes

Capítulo 10: Aprender a pensar historicamente: entre cognição e sensibilidades
Lana Mara de Castro Siman

Capítulo 11: Ensino de história e imagem: territórios possíveis
Mariana de Aguiar Ferreira Muaze


Parte III: Histórias presentes no rádio, nas bancas de jornal e nas escolas
Capítulo 12: História de chinelo: o ensino de história através do rádio no Brasil dos anos 1950
Angela de Castro Gomes

Capítulo 13: Memória, saber histórico escolar e efemérides no primeiro ano do ensino fundamental
Maria Aparecida da Silva Cabral

Capítulo 14: O ensino de história e os desafios da diversidade: a conformação da consciência histórica nos processos
Mauro Cezar Coelho e Wilma de Nazaré Baía Coelho

Capítulo 15: Cultura histórica e responsabilização científica 305
Oldimar Cardoso

Sobre os autores

Publishnews | 9/12/2015

http://www.publishnews.com.br/materias/2015/12/09/questes-sobre-o-ensino-da-histria

Diário do Nordeste - CE | 29/11/15

Impresso