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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786557160114 Edição: 1 Ano: 2020
O abraço de amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu: uma genealogia matricial a partir do corpo performativo
Este ebook é uma produção da Editora UFSM.
O abraço de amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu tece uma genealogia matricial entre esses artistas a partir da performatividade do corpo e seus processos criativos. Três homens engravidados por Frida Kahlo é a (im)provável e potente metáfora que possibilita refletir sobre a (pro)criação dessa artista e questionar o ensimesmamento que tem despolitizado seu trabalho artístico. A perspectiva de que o pessoal é político atravessa este estudo, destacando a autobiografia, o corpo e o contexto sociocultural como as bases primordiais da arte. Enlaçados ao trabalho artístico-investigativo do autor, esses artistas, temas e posições políticas constroem uma bricolagem entre cultura visual, artes visuais, dança contemporânea e performance para pensar-fazer a arte como luta em nossa América Latina colonizada, explorada, mas também valente, exuberante e, se quiser, revolucionária.
Imagem da capa: Nahum B. Zenil, Con todo respeto, 1983, técnica mista sobre papel, 30,5 × 41 cm, Coleção do artista.
Coedição: Editora UFSM e Universidad Iberoamericana Ciudad de México
Prefácio
Engravidados por Frida Kahlo
CAPÍTULO I - A MATRICIALIDADE: A (PRO)CRIAÇÃO DE FRIDA KAHLO
A matriz como espaço-fronteiriço
A fascinação: um afeto exigente
O feminino e o olhar matricial
Metramorfose e copoiesis
A copoiesis de Frida Kahlo
Os processos criativos a partir da matricialidade
CAPÍTULO II - FRIDA KAHLO
O ensimesmamento que despolitiza
“Pinto minha própria realidade”
Viva la Frida ou viva la vida? Eis a questão...
“O pessoal é político”
O que pode o corpo? A performatividade de Frida Kahlo
O feminino e o fator drag em Frida Kahlo
Outros corpos que importam
A performance de Frida Kahlo: alegoria real do México doloroso
Não ser Frida, nem não ser Frida, mas devir Frida
CAPÍTULO III - ARTURO ESTRADA
Los Fridos e a arte pós-revolucionária
A formação artística e a paixão pelo México
A pedagogia da convivência
Ser artista quando a arte pública estava na moda
O pessoal e o momento histórico no processo criativo
Referências do feminino na criação de Estrada
O corpo e a criação artística
Enlaces-fronteiriços entre os autorretratos de Kahlo e Estrada
Entre frutas e corpos, o cotidiano que assombra
A ausente presença da professora Frida Kahlo
CAPÍTULO IV - NAHUM B. ZENIL
O neomexicanismo e o resgate de Frida Kahlo
Entre recordações e imagens, a formação e a docência
Um corpo coletivo
O corpo: pátria e dor, animal e vegetal
Outras sexualidades legítimas
O fator drag: profanação e reiconificação
Frida Kahlo: um mundo em comum ao seu
Interpretando a si mesmo na imagem
De imagens e surpresas, os processos criativos
Performance: da imagem à ação
CAPÍTULO V - ODAILSO BERTÉ
Frida no mundo do espetáculo
Frida Kahlo na dança-teatro de Johann Kresnik
Processo criativo e autobiografia
Vieja Infancia... Do retorno a mim mesmo rumo a uma dança performativa
CuerpoMural... Entre coisa e ação, meio e mensagem
La Patria es un Fantasma... Romper com o ícone
Tú, él, nosotros tres
O abraço de amor
Bibliografia