Detalhe do produto
Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522521579 Edição: 1 Ano: 2019
Música e sociedade: perspectivas interdisciplinares
Os artigos aqui reunidos confirmam o que já se sabe: a pesquisa sobre a música popular constitui um campo interdisciplinar por excelência. Essa matriz se faz presente no estudo das artes plásticas, das letras, do teatro, do cinema, temas que permitem, ou melhor, que demandam interdisciplinaridade. Cada campo disciplinar continua a oferecer, por assim dizer, uma janela particular para acessar o tema e reforça a opção por uma das metodologias possíveis.
Prefácio – Música: interdisciplinaridade e identidade, Lucia Lippi Oliveira
Notas introdutórias sobre projetos fugidios, Emanuel Antônio da R. C. Araújo e Luã Ferreira Leal
BLOCO I. MÚSICA, MERCADO E IDENTIDADE
Apresentação, Bernardo Buarque de Hollanda
1. Mulheres trabalhadoras e mulheres do balacobaco: relações de gênero no samba (Brasil, 1940-1945)
Adalberto Paranhos
2. Modo de fazer: circuito universitário
Luisa Lamarão
3. Etnobiografias, ou Por uma multiplicidade da categoria de produtor
Tatiana Bacal
4. Gospel no Brasil: mercado, política e estilos
Márcia Leitão Pinheiro
BLOCO II. MÚSICA E EXPERIÊNCIA URBANA
Apresentação, Charlotte Riom
5. Novas territorialidades cariocas: as orquestras de Carnaval de rua e a ocupação dos espaços da cidade
Cláudia Góes e Nilton Santos
6. Rio de Janeiro como “Cidade desejo”: apontamentos e representações através de marchinhas
Vicente Saul Moreira dos Santos
7. Os usos da música em dois ritos de busca de êxtase: o exemplo dos festivais de música eletrônica e de ritos terapêuticos com ayahuasca
Tiago Coutinho
Sobre autores e organizadores