Detalhe do produto

Livro Impresso ISBN: 9788522509669 Edição: 1 Ano: 2012 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 700 gramas Número de Páginas: 420

Outro Formato

Ebook

SAIBA MAIS

Multinacionais brasileiras: competências para a internacionalização

Autor(es): Afonso Fleury, Maria Tereza Leme Fleury
Obras dos autores

O sucesso das multinacionais dos países emergentes, especialmente das brasileiras, causou surpresa entre pesquisadores, administradores de empresas e formuladores de políticas públicas. Os modelos explicativos em uso nos campos de negócios internacionais e gestão internacional mostraram-se insuficientes para dar conta desta terceira onda de internacionalização, que seguiu a primeira onda liderada pelas multinacionais americanas (década de 1950) e a segunda, liderada pelas japonesas (década de 1980). Este livro traz contribuições novas e importantes sobre como operam multinacionais dos países emergentes e desenvolvidos, revelando a lógica e as estratégias daquelas que estão se destacando na economia globalizada.

Introdução


PARTE I .  DESENVOLVENDO O REFERENCIAL ANALÍTICO E CONTEXTUALIZANDO O FENÔMENO

1| Globalização e internacionalização: a perspectiva dos países emergentes
Introdução: Quem vai ao mar se prepara em terra
Globalização
Internacionalização
Globalização e internacionalização de empresas de países emergentes

2 | O referencial analítico: a multinacional como rede de competências
Lentes, peneiras e moldes nos estudos sobre internacionalização
Competências organizacionais como recurso estratégico das empresas
Como o ambiente local influencia o desenvolvimento de competências
O referencial analítico do livro

3| As multinacionais pioneiras e as primeiras teorias de internacionalização
As multinacionais pioneiras singram mares de almirante
As primeiras multinacionais: do século XIX até a II Guerra Mundial
As primeiras teorias: as motivações econômicas para internacionalizar
Competências organizacionais nas primeiras teorias de internacionalização

4| A segunda onda: o Japão e os países do Terceiro Mundo buscam a internacionalização
Novas armadas navegam para águas internacionais
A ascensão das multinacionais japonesas
A emergência das multinacionais coreanas
As tentativas de internacionalização das empresas de países do Terceiro Mundo
As lições sobre internacionalização aprendidas nos anos 1980

5| Nasce a terceira onda: a globalização produtiva e o surgimento das multinacionais dos países emergentes
As armadas pioneiras se reestruturam e mudam a rota em mares turbulentos
Globalização produtiva e reestruturação empresarial
Novos modelos de gestão internacional: a multinacional como rede de competências
As multinacionais dos países emergentes aparecem no horizonte


PARTE II.  AS MULTINACIONAIS BRASILEIRAS E DE OUTROS PAÍSES EMERGENTES

6|Brasil: do descobrimento ao fim do século XX
O Brasil nas ondas de internacionalização
Do Brasil colônia até a II Guerra Mundial
Atraindo subsidiárias visando o desenvolvimento industrial: 1950-1970
Oportunidade mal-aproveitada: o Brasil durante a crise mundial dos anos 1970-1980

7|A ascensão das multinacionais brasileiras
O Brasil abre seus portos para as armadas estrangeiras
A transição de uma economia fechada para uma economia aberta
As raízes da competitividade internacional das empresas brasileiras
A evolução das multinacionais brasileiras
Estratégias e competências para a internacionalização: a experiência das multinacionais brasileiras
Multinacionais brasileiras como redes de competências
Conclusão: em direção a um modelo brasileiro de gestão internacional?

8| As mais destacadas multinacionais brasileiras
Selecionando casos de desempenho excepcional em internacionalização
Petrobras (PB): a multinacional estatal
Companhia Vale do Rio Doce (CVRD/Vale): privatizada e competindo pela liderança global
Embraer: inovando na indústria aeronáutica
Grupo JBS Friboi: de açougue a maior empresa de proteínas do mundo em 50 anos
O Grupo Votorantim: multinacional baseada em recursos naturais
Gerdau: pioneira e uma das mais internacionalizadas multinacionais brasileiras
Braskem: produzindo petroquímicos na América Latina
AmBev: dirigindo a maior cervejaria do mundo
Tigre: um exemplo de internacionalização regional
WEG: expandindo horizontalmente enquanto escala a cadeia de valor
Marcopolo: um otimizador local com presença em todos os continentes
Romi: a única produtora de bens de capital que se internacionalizou
Odebrecht Engenharia: entre as 20 maiores do mundo
Stefanini e Bematech: internacionalização nas áreas de software e hardware
Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope): desenvolvendo serviços especializados para os latino-americanos
Born globals em indústria criativa
Comentários finais

9|Multilatinas
As multinacionais da América Latina
O que a América Latina é: diversidade nutrida por raízes comuns
O desenvolvimento econômico da América Latina
Reestruturação produtiva e abertura a mercados internacionais
Multilatinas: padrões e características
Fontes de competitividade: há padrões comuns?
Multilatinas argentinas
Multilatinas chilenas
Multilatinas mexicanas
As multilatinas e suas estratégias de internacionalização

10|Multinacionais da Rússia, Índia, China e África do Sul (Rics)
Os novos global players
Características regionais da Ásia
A internacionalização das empresas chinesas
A internacionalização das empresas indianas
As multinacionais russas
A internacionalização de empresas sul-africanas
A diversidade dos Brics

11|A longa jornada das multinacionais nos países emergentes
O nosso percurso neste livro
A importância do caso japonês
Multinacionais emergentes: as diferentes abordagens
O processo de entrada e a criação de modelos de gestão internacional
Multinacionais estabelecidas (incumbents) e emergentes competem em raias diferentes
Poseidon, a crise e a sustentabilidade da internacionalização


Referências
 

Impresso

R$ 84,00 Em 2x de: R$ 42,00 No boleto: R$ 84,00

COMPRAR