Detalhe do produto

Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786558050070 Edição: 1 Ano: 2020

Meta-análise: metodologia, pesquisa e análise de dados

Autor(es): Valter Afonso Vieira
Obras do autor

Este ebook é uma produção da Editora da UFSC.
Uma contribuição valiosa, completa e didática sobre a realização de meta-análises. Ao revisarmos dados publicados de fontes diferentes, percebemos o quanto a experiência pode ser falaciosa. Não se pode mais falar em revisões que não sejam sistemáticas. Sistematizar é definir critérios claros e reprodutíveis de pesquisa e de comparação de estudos. Primeiro, é preciso comparar estudos científicos pela forma como foram feitos, para avaliar se é possível combiná-los através de meta-análise e, mais importante, para explicar os motivos dos resultados diferentes. A partir do momento em que se decidiu que é possível realizar meta-análise, basta seguir os passos deste livro.

Sumário

Prefácio....................................................................................... 11

1 – Introdução............................................................................. 15

2 – Tipos de revisão.................................................................... 19

2.1 Revisão sistemática...............................................................19

2.2 Meta-análise...........................................................................22

3 – Elementos da meta-análise................................................... 27

3.1 Objetivo...................................................................................27

3.2 Base de dados........................................................................28

3.3 Critérios de busca...................................................................29

3.4 Seleção dos trabalhos.............................................................30

3.5 Codificação dos estudos.........................................................31

3.6 Definição de effect size...........................................................31

3.7 Avaliação da heterogeneidade...............................................32

3.8 Avaliação da moderação.........................................................33

3.9 Viés de publicação (funnel plot)..............................................35

4 – Estatísticas dos effect sizes................................................... 39

4.1 Pearson r................................................................................ 40

4.2 Eta ao quadrado......................................................................42

4.3 Cohen d.................................................................................. 42

4.4 Hedges g................................................................................ 44

4.5 Glass Δ....................................................................................45

4.6 Odds Ratio (OR)......................................................................45

4.7 Risco Relativo (RR).................................................................48

4.8 Effect sizes calculados............................................................50

4.9 Gráfico Forest Plot...................................................................51

4.10 Fisher Z..................................................................................52

4.11 Variância invertida, w.............................................................53

5 – Estatísticas relevantes............................................................ 55

5.1 Média.......................................................................................55

5.2 Desvio padrão.........................................................................55

5.3 Intervalo de confiança.............................................................56

5.4 Nível de significância (p-valor)................................................57

5.5 Qui-Quadrado χ2.....................................................................57

5.6 Teste F....................................................................................58

5.7 ANCOVA One Way.................................................................59

5.8 t de Student.............................................................................59

5.9 Dados descritivos....................................................................60

5.10 Pearson corrigido pela confiabilidade....................................61

5.11 Pearson corrigido pela amostra.............................................62

5.12 Regressão..............................................................................62

5.13 Coeficiente phi Φ...................................................................63

5.14 Homogeneidade (Q)..............................................................63

5.15 Nível de significância da homogeneidade.............................64

5.16 Fail safe number....................................................................64

5.17 Escore Z................................................................................65

6 – Exercício de meta-análise...................................................... 67

6.1 Aplicação da meta-análise......................................................67

7 – Reportar achados da meta-análise........................................ 93

7.1 QUORUM................................................................................94

7.2 PRISMA..................................................................................96

8 – Considerações finais............................................................. 99

Referências................................................................................. 103

Ebook

R$ 20,00 Em x de: R$ No boleto: R$ 20,00

COMPRAR