Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788573912739

Manual de Economia Brasileira

Autor(es): José Maria Dias Pereira

Este ebook é uma produção da Editora UFSM.
'O leitor tem em suas mãos um livro que é mais do que um manual tradicional, apesar de este ser o título que o nomeia. Trata-se de obra de fôlego [...] Os trinta capítulos da obra refletem claramente isso. Em linguagem acessível - mas sem prejuízo da profundidade -, sintetizam-se os principais fatos e marcos da economia brasileira desde o período colonial à atualidade, servindo como guia de estudo para o leitor que pretende inserir-se na área. Assim, embora particularmente voltado a alunos de cursos de Ciências Econômicas, também poderá ser útil a acadêmicos de cursos correlatos de graduação e especialização, e mesmo ao público não acadêmico, cada vez mais disposto a se aprofundar na história econômica do país'. 'A experiência do autor na área faz-se sentir no correr da obra ao dar sobejas mostras ao selecionar os principais fatos e acontecimentos de cada período histórico, distinguindo o 'essencial' do 'acessório'. Para tanto, engenho e arte fazem-se necessários, pois se trata fundamentalmente de recuperar processos complexos em suas linhas determinantes'. 'Como o próprio autor salienta, não se trata de um livro sobre controvérsias, embora estas, ao se tratar de economia brasileira, não possam ser omitidas. É característica inerente da disciplina a polêmica entre autores, muitas vezes fazendo perder a paciência dos iniciantes. Todavia, a responsabilidade do mestre está em conscientizá-los de que é justamente dessa forma que o conhecimento científico avança, que o confronto de ideias não significa fraqueza, antes é o caminho necessário para robustecer as análises'. (extraído da apresentação de Pedro C. D. Fonseca)
José Maria Dias Pereira, doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi técnico da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Aposentou-se como professor-adjunto do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da qual foi Pró-Reitor de Planejamento. Desde 2002, é professor do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), tendo sido Diretor da área de Ciências Sociais Aplicadas. Foi autor do projeto de criação do curso de Ciências Econômicas na UNIFRA, tendo sido também seu primeiro coordenador. Colunista semanal em jornais locais, além de debatedor em programas de TV universitária possui artigos publicados nas principais revistas de economia do país. Autor e organizador do livro Economia Brasileira Contemporânea (Edit. UNIFRA, 2012).

Prefácio

Parte I – Formação Econômica do Brasil: da Colônia à República

Colônia (1500-1822)

Capítulo 1 – A ocupação do território

Capítulo 2 – O açúcar e o desenvolvimento da economia colonial

Capítulo 3 – Economia colonial: feudal ou capitalista?

Capítulo 4 – A estagnação da economia açucareira

Capítulo 5 – O ciclo da mineração

Apêndice ao cap. 5 – Povoamento e inserção da economia gaúcha na economia nacional

Capítulo 6 – A desintegração da economia colonial