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Livro Impresso ISBN: 9788522509911 Edição: 1 Ano: 2012 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 164

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Liderança e gestão de pessoas em ambientes competitivos

Autor(es): Helena Correa Tonet, Francisco Rage Bittencourt, Maria Eugênia Belczak Costa, Viviane Narducci Ferraz
Obras dos autores

As muitas abordagens concebidas ao longo do tempo e das transformações que caracterizam o mundo organizacional permitem concluir que a liderança é, acima de tudo, uma relação entre líder e seguidor, um processo de influência em duplo sentido, voltado para o atendimento de expectativas mútuas e cumprimento de objetivos. Assim colocado, fica evidente que a liderança depende tanto do líder quanto dos liderados, e se caracteriza como um projeto compartilhado, que reúne erros e acertos, aspirações e realizações de ambos. Daí a grande importância da liderança e da gestão de pessoas, temas abordados neste livro.

Apresentação 11
Introdução 15

 

1 | Liderança e gestão de pessoas em ambientes competitivos 21
Ambiente contemporâneo de negócios 21
Modelo do ambiente competitivo de negócios 24
Importância da liderança em ambientes competitivos 33
A gestão de pessoas em ambientes competitivos 36
Qualidade de vida e sofrimento no trabalho em empresas competitivas 40

2 | Desenvolvimento da liderança 49
Definindo liderança 49
Principais abordagens teóricas 51
A liderança e a cultura 58
Competências requeridas dos líderes contemporâneos 60
Empowerment: conceitos e objetivos 67
Delegação: conceito e relevância 69

3 | Fundamentos básicos do desenvolvimento de equipes em ambientes competitivos 75
O valor do trabalho em equipe 75
Grupo e equipe 80
Comportamento nas equipes de trabalho 89
Equipes de alto desempenho 90
Vivências para o desenvolvimento da equipe 95
Critérios de escolha das técnicas a serem utilizadas na organização 96
A ética como valor frente às equipes de trabalho e à competição 98

4 | Ferramentas da gestão de pessoas em ambientes competitivos 101
Significado do termo ferramenta 101
A gestão de pessoas 103
Identificação e seleção de pessoas 105
Remuneração e benefícios 106
Gestão de carreiras 109
Treinamento e desenvolvimento 113
Avaliação do desempenho 115
Pipeline de desempenho de liderança 119
Comunicação interna e endomarketing 123
Negociação e administração de conflitos como recurso para alavancar resultados no trabalho 130
Redes de relacionamento nas empresas 134


Conclusão 143
Referências 147
Os autores 161

O Globo | 17/2/2013

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