Detalhe do produto
Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786556522111 Edição: 1 Ano: 2023
Inovação estratégica
A realidade empresarial indica que muitas organizações ficam imersas no caos da rotina diária, sem compreender o que há de errado e sem conseguir mudar rumos de forma a melhor aproveitar a onda (ou ondas) que se apresenta(m). Por vezes, o erro está na origem da própria empresa, que nasce sem planejar ou pensar sua existência. Às vezes, o problema está na própria cultura da empresa, que não valoriza nem estimula a criatividade. Nesta obra, o autor procura abordar esses problemas e apontar suas soluções. Este livro faz parte das Novas publicações FGV Management na área de Inovação estratégica.
Apresentação 7
Introdução 9
1 | Importância da inovação 11
Gerenciamento das incertezas 11
Inovar é importante? 13
Custo de não inovar 14
Obstáculos à inovação 16
2 | O DNA do inovador: desenvolvimento da confiança criativa 19
Criatividade 19
Como ser criativo? 25
Só criatividade adianta? 26
O que é inovação? 27
Portfólio de inovação 28
Tipos de problemas 30
3 | Como inovar? 33
Resistências à inovação 33
Como inovar? 35
Dicas para inovação 36
Fases do processo de inovação 37
Fases na fronteira da exploração 39
Definição da oportunidade 40
Descobrindo novas ideias 49
Desenvolvendo o design 55
Demonstração da viabilidade 60
4 | Modelo de negócio CANVAS 61
Modelo Canvas completo 61
Modelo Canvas simplificado 71
5 | Liderando para Inovação em uma era de incerteza 73
Breve relato das raízes do administrador moderno 73
Quatro principais atitudes de um líder para inovação 75
6 | Ecossistemas de inovação 81
Conclusão 84
Referências 85
Autor 87