Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522512300 Edição: 1 Ano: 2012 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 136
Gestão estratégica de empresas
O objetivo deste livro é apresentar o conceito de estratégia e uma síntese das principais metodologias para a elaboração da estratégia de uma organização, aplicadas aos negócios nos últimos 50 anos, de modo que o modelo que mais se aplica às condições de um negócio específico possa ser selecionado e aplicado. A definição do negócio - com a elaboração das declarações da missão, dos valores, da visão, objetivos e metas de uma organização -, a aplicação aos negócios, as estratégias corporativas e as estratégias funcionais, bem como a análise do ambiente de negócios no século XXI são alguns dos pontos abordados neste livro.
Apresentação 9
Introdução 13
1 | O que é estratégia? 15
Evolução do pensamento estratégico 18
2 | Diretrizes estratégicas 23
Definição do negócio 23
Missão 25
Valores 26
Visão 27
Meta 32
3 | O ambiente de negócios 35
Análise do ambiente externo 37
Análise do ambiente interno 49
Matriz Swot 54
4 | Estratégia: abordagem do diagnóstico 59
O modelo de Ansoff 60
O modelo da matriz BCG 63
O modelo de Porter 66
A reengenharia de Michael Hammer 75
O modelo Delta 77
5 | Estratégia: abordagem da inovação e tendências 81
Inovação 81
O modelo de Hamel e Prahalad 83
O modelo de Kim e Mauborgne 87
Tendências 94
6 | Prática da estratégia 101
Estratégias corporativas 101
Estratégias funcionais 105
Estratégia e projetos 108
Estratégia e orçamento 109
Plano de ação 110
Balanced scorecard (BSC) 113
Estratégia deliberada e estratégia emergente 125
Conclusão 127
Referências 131
Os autores 135
Impresso