Detalhe do produto

Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786556521626 Edição: 1 Ano: 2022

Gerenciamento de mudanças e stakeholders em projetos

Autor(es): álvaro Antônio Bueno De Camargo, André Bittencourt Do Valle
Obras dos autores

O objetivo deste livro é fornecer uma visão geral dos temas de gerenciamento de mudanças organizacionais provocadas por projetos, do gerenciamento do engajamento e da comunicação com as partes interessadas (ou stakeholders em inglês) do projeto.

Apresentação 11
Introdução 13


1 | O contexto do gerenciamento de partes interessadas e das comunicações em projetos e do gerenciamento de mudanças 15
A importância do gerenciamento do engajamento das partes interessadas em projetos 16
A importância do gerenciamento das comunicações em projetos 18
A importância do gerenciamento da mudança organizacional 22
A evolução do pensamento sobre gerenciamento das partes interessadas, comunicações e mudanças em projetos 26
O gerenciamento de partes interessadas e das comunicações e suas relações com as demais áreas de conhecimento e domínios em gerenciamento de projetos 34
Casos reais de problemas de comunicações, engajamento das partes interessadas do projeto e mudanças organizacionais 38


2 | Gerenciamento das partes interessadas em projetos 49
As diferentes definições de partes interessadas 50
O que é gerenciamento de engajamento das partes interessadas em projetos? 53
Contextualização do gerenciamento das partes interessadas e sua relação com a estratégia da organização 54
Contextualização e integração do gerenciamento das partes interessadas com os princípios e domínios de gerenciamento do projeto 55
Principais considerações sobre o gerenciamento das partes interessadas do projeto 56
Gerenciamento do engajamento não é uma ciência exata 57
Classificação das partes interessadas 58
Conceitos essenciais da teoria das partes interessadas 61
Redes de partes interessadas 64
Instrumentos para analisar e gerenciar partes interessadas 78
O plano de engajamento das partes interessadas 84


3 | As comunicações em projetos 89
Afinal, o que é comunicação? 90
Tipos de comunicação 92
Informação 93
Principais considerações sobre o gerenciamento das comunicações segundo o Project Management Institute 93
Princípios, domínios e processos de gerenciamento das comunicações em projetos 94
Domínios do gerenciamento de projetos 95
Modelos de comunicação 97
Por que criar um modelo explicativo de um processo de comunicação? 99
O plano de gerenciamento das comunicações do projeto 120
Exemplos de documentos relacionados com o gerenciamentodas comunicações do projeto 122
4 | O gerenciamento das mudanças organizacionais 131
O que é gerenciamento de mudança organizacional? 132
Formas de enxergar a mudança organizacional 140
O processo de mudanças em três etapas de Lewin 146
A proposição da teoria cognitiva social 148
A questão das narrativas na mudança 148
A visão de DiMaggio e Powell (1983) na indução de mudanças organizacionais 151
O esquema AGIL de Parsons 154
A Teoria U de Scharmer 156
Diretrizes gerais para um processo de mudança eficaz segundo o Project Management Institute 158
O processo de mudança organizacional de sete etapas de Lippit, Watson e Westley 159
O processo de mudança organizacional de Kotter 160
Sensemaking 161
Princípios da gestão de mudanças de Hiatt e Creasey 162


Conclusão 165
Referências 167
Glossário 179
Autores 189
 

Ebook

R$ 29,00 Em x de: R$ No boleto: R$ 29,00

COMPRAR