Detalhe do produto

Gerenciamento da qualidade em projetos

Livro Impresso ISBN: 9788522514601 Edição: 1 Ano: 2014 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 160

Outro Formato

Ebook

SAIBA MAIS

Gerenciamento da qualidade em projetos

Autor(es): Alexandre Varanda Rocha, Frederico Steiner Costa, José Francisco Nogueira, Tânia Regina Belmiro
Obras dos autores

A qualidade em projetos é semelhante à abordagem que se dá à qualidade nas empresas, porém ainda mais essencial, porque todo projeto é um processo único e inédito. "Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado" (PMI, 2013:320). Projetos dependem da qualidade em todas as suas áreas de conhecimento e respectivos processos, diferenciando-se de um empreendimento fabril, por exemplo, que tem características mais constantes e regulares. Neste livro o leitor terá a oportunidade de aprender como se faz o gerenciamento da qualidade de um projeto. Falar de qualidade em projetos é, na verdade, preocupar-se com a qualidade de todas as outras áreas de conhecimento das quais o projeto depende, assim como, obviamente, com a qualidade do seu produto final.

Apresentação 11

Introdução 15


1 | Qualidade em projetos 19
Objetivos da qualidade em projetos 19
Premissas de qualidade para o gerenciamento de projetos 20
Objetividade e subjetividade no gerenciamento da qualidade 23
Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto 33
Maturidade do grupo envolvido 39
Qual é a coisa certa a fazer? 40


2 | A qualidade contemporânea 43
Controle estatístico da qualidade 43
Garantia da qualidade 45
Gestão estratégica da qualidade 46
Modelos de análise e melhoria de processos 50
Benchmarking 55
Trilogia Juran 56


3 | Planejar o gerenciamento da qualidade 61
Conceito e metodologia 61
Planejar o gerenciamento da qualidade: entradas 70
Planejar o gerenciamento da qualidade: ferramentas e técnicas 73
Planejar o gerenciamento da qualidade: saídas 74
Principais normas ISO para o gerenciamento da qualidade em projetos 75


4 | Realizar a garantia da qualidade 85
Conceito e aplicação 85
Realizar a garantia da qualidade: entradas 94
Realizar a garantia da qualidade: ferramentas e técnicas 101
Realizar a garantia da qualidade: saídas 104
Considerações gerais 105


5 | Controlar a qualidade 109
Conceito e aplicação 109
Controlar a qualidade: entradas 113
Controlar a qualidade: ferramentas e técnicas 115
Controlar a qualidade: saídas 128
Considerações gerais 130

Conclusões 131
Referências 135
Apêndice 1 | Plano de gerenciamento da qualidade: etapas e modelos 141
Apêndice 2 | Auditoria da qualidade: modelos sugeridos 151
Os autores 155
 

Impresso

R$ 34,00

COMPRAR