Detalhe do produto

Ano: 2021

Experiências na educação mediada por tecnologias

Organizador(es): Mary Murashima
Obras do autor

Este ebook possui áudio e vídeo e está à venda nas lojas da GooglePlay e Apple Livros.

 

Mais informações sobre como adquiri-lo no material obtido através do botão Download*.

 

Idealizado e organizado pela professora Mary Murashima, diretora de Gestão Acadêmica do Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getulio Vargas, e produzido e lançado pela FGV Editora, o ebook Experiências na educação mediada por tecnologias apresenta vídeos, podcasts e links especiais que se abrem em um mundo de informações e experiências do ensino durante o isolamento provocado pela pandemia e que serão base para experiências de ensino e aprendizagem futuras.

As histórias contadas neste livro têm em comum a crença de que a prática pedagógica é possível sempre, mesmo sem o contato presencial. São ainda histórias nas quais a tecnologia não é a grande protagonista, nem se apresenta com um fim em si mesma, apesar de nelas estar sempre presente.

A obra reflete a forma de viver e pensar a educação na pandemia sob a ótica da organizadora, bem como a experiência de docentes e profissionais da educação das redes pública e privada, que atuam na educação superior, em diferentes instituições do Rio de Janeiro e São Paulo.

Ainda não sabemos quando tudo voltará ao normal e, ainda circundados por um anel de violentas trovoadas, fica-nos a percepção de que as experiências vivenciadas, com todos os erros e acertos característicos desse processo, ainda não são definitivas. Conforta-nos a crença de que a experiência educacional sempre será uma exigência social inalienável bem como o seu papel de conseguir atender plenamente à sociedade, considerando um modelo democrático, em que todos os cidadãos possam ser – nos limites das possibilidades de cada um – participantes e responsáveis por esse processo em que, quando a tempestade acabar, o céu – ou melhor, a nuvem – será o nosso limite. Esperamos ansiosamente por esse momento.

 

Lançamento especial disponível para venda exclusivamente na Google Play Store Livros e Apple Livros.

*O botão de download baixa um material de instruções de como adquiri-lo. O ebook não está disponível através deste botão.

 

Preço Google Play: R$32,00

Preço Apple iBooks: R$32,90

Ebook multi-mídia com áudios, vídeos e links.

Disponível nas lojas GooglePlay e Apple.

Apresentação: No olho do ciclone

Capítulo I - Tendências no Ensino mediado por tecnologias

1. Modelo tradicional de educação

1.1 Desafios do modelo tradicional de educação

1.2 Vantagens da metodologia híbrida de ensino

2. Educação mediada por tecnologia

2.1 História da educação a distância no mundo

2.2 História da educação a distância no Brasil

3. Informática na educação brasileira

3.1 Breve história e entraves

3.2 Propostas de melhorias para o ensino de informática no Brasil

4. O computador como ferramenta no ensino e na aprendizagem

5. A educação a distância no ensino superior

5.1 Estatística do EAD nos últimos 10 anos

5.2 As vantagens do EAD

5.3 Desafios a serem superados pelo EAD

5.4 Ensino a distância na pandemia

6. A educação na era do 5G, da inteligência artificial e do machine learning

Capítulo II - De transplantada a transmutada: A expertise entre o síncrono e o assíncrono

1. Introdução

2. Como chegamos aqui

3. Antes do caos, o que se fez na EAD

4. A educação confinada

5. Com a mão na massa

6. Um olhar sobre o futuro

Capítulo III - E agora, professor? Mediação pedagógica em ambientes remotos

1. Introdução

2. Professor, além de dar aula, você trabalha?

3. Vivendo e aprendendo…

4. Trilhando os caminhos da aprendizagem

4.1 Desistir? Nunca!

5. A pandemia de COVID-19 e a paralisação dos cursos presenciais: o que fazer agora?

6. Sucessos, receios e aprendizados das aulas mediadas por tecnologia

7. E o futuro?

Capítulo IV - Entre conexões e desconexões Metodologias ativas e humanização como pilares de um ensino mediado por tecnologia

1. Contexto: a pandemia e a nossa experiência de ensino

2. O protagonismo e as metodologias ativas

3. Humanização e cuidado das relações

4. Outros desafios e recomendações

4.1 Tempo e planejamento das aulas

4.2 Atividades assíncronas e preparação para as aulas

4.3 Avaliação e orientações éticas

5. Considerações finais

Capítulo V - Learning by doing | Reflexões sobre metodologias práticas

1. Introdução

2. Entendendo o conceito

3. Learning by doing na educação executiva

4. Conclusão

Capítulo VI - Virando o jogo | Gamificação e aprendizagem significativa na educação executiva

1. Introdução: começando por um jogo de palavras

2. Educação executiva: as apostas nas competências do futuro

3. Problematizando a realidade por meio da ficção: tudo não passa de um jogo?

4. Abrindo o jogo: conhecendo o ARGo

5. O mito e o game: o que está em jogo

6. O primeiro tempo de jogo: resultado e lições aprendidas

Capítulo VII - Novos tempos e novas vontades | A elaboração de material didático no mundo multimídia

1. Introdução: aprendendo a aprender

2. O tripé fundamental para elaboração de material didático: o quê, para quem e como

2.1 O que fazer

2.2 Para quem fazer: adequação do material ao público-alvo

2.3 Como fazer: estratégias e cuidados

3. O desenvolvimento de habilidades a partir do material educativo: a importância dos aspectos cognitivo, psicomotor e emocional

4. Tipos de materiais

4.1 Material escrito

4.2 Material audiovisual

4.3 Material digital

5. Para fechar a conversa

Capítulo VIII - A performance na tela | Afetos e emoções nas narrativas audiovisuais do século XXI

1. Introdução

2. As telas do século XXI

3. A performance na tela

3.1 Recursos imagéticos

3.2 Recursos corporais

3.3 Recursos sonoros: “o texto para ser falado”

3.4 Técnicas para o texto nas telas

4. Considerações finais

Capítulo IX - Prova na frente das câmeras? É hora de mudar o foco! | Estratégias para avaliação de estudantes em cursos mediados por tecnologia

1.Introdução

2.Objetivos da avaliação

3.1 Trabalhos (individuais ou em grupo)

3.2 Observação

3.3 Avaliação por pares

3.4 Autoavaliação

3.5 Avaliação 360°

4. Instrumentos de avaliação específicos para o ambiente online

5. Dúvidas recorrentes sobre avaliação no ambiente online

5.1 Como observar o comportamento e o grau de envolvimento das pessoas quando optam por deixar a câmera fechada?

5.2 Como evitar que os(as) alunos(as) colem nas provas?

5.3 Como fazer uma prova (ou um trabalho) em que o risco da cola não seja decisivo?

5.4 Como gerenciar a carga de trabalho?

Capítulo X - Audaciosamente indo aonde toda a humanidade já está

1. Ferramentas e sistemas de suporte educacional

2. Início da jornada: o hub tradicional

3. Além da linha do horizonte: de olho nas soluções colaborativas

4. Rotas alternativas de navegação: redes sociais

5. Checkpoint: avaliando o aprendizado dos alunos

6. Um universo de possibilidades: inteligência artificial e análise de dados

7. Conferindo a sala de máquinas: outros elementos do ecossistema

8. Traçando a próxima rota

Ebook

Download
Ebook Interativo com Áudio e Vídeo. Disponível na GooglePlay e Apple. Mais informações no botão de Download.