Exército e nação: estudos sobre a história do Exército brasileiro

Autor(es): Celso Castro

Este livro reúne um conjunto de estudos sobre a história do Exército brasileiro durante o período republicano.

Resultado de pesquisas realizadas ao longo de duas décadas, numa perspectiva interdisciplinar que combinou história e antropologia, o livro abrange o período que vai da instauração da República no Brasil até o tempo presente, ao analisar a visão que o Exército construiu nas últimas décadas sobre a defesa da Amazônia. Embora tenham sido escritos com objetivos variados e sejam independentes entre si, todos os capítulos podem também ser lidos como variações sobre um tema comum: a preocupação constante, para os militares, de estabelecer ou recriar vínculos com a nação brasileira - entidade da qual, mais do que guardião, o Exército também seria formador.

1. Revoltas de soldados contra a República

2. A revolta da Escola Militar da Praia Vermelha (1904)
Com Juliana Gagliardi de Araujo

3. A luta pela implantação do serviço militar obrigatório no Brasil