Estados eficazes na gestão da aprendizagem

Organizador(es): José Henrique Paim, Sofia Lerche Vieira, Jaana Flávia Fernandes Nogueira

Ao longo de um ano e 10 meses, professores e pesquisadores ligados ao Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE) se debruçaram sobre literatura, artigos, pesquisas, formulários, dados e entrevistas para chegar a este Estados eficazes na gestão da aprendizagem. Conduzido pelos pesquisadores Sofia Lerche Vieira, Jaana Flávia Fernandes Nogueira, Kaizô Iwakami Beltrão e Eloísa Maia Vidal, e apoiado por um conjunto de doutorandos, mestrandos e graduandos, o trabalho é uma preciosa contribuição a todos aqueles que se preocupam e se interessam por descobrir maneiras e instrumentos para melhorar a qualidade da educação básica pública brasileira.
Desenvolvida com financiamento do Instituto Unibanco e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a pesquisa buscou documentar experiências e investigar processos de gestão adotados pelas secretarias estaduais de educação e relacioná-los aos resultados educacionais dos estudantes, com o objetivo de identificar práticas que, comprovadamente, tenham contribuído para a oferta de uma formação de boa qualidade.

Prefácio
Ricardo Henriques
José Henrique Paim Fernandes

1. Desenho e trajetória da pesquisa