Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786556520865 Edição: 1 Ano: 2021

Espaços, escalas e práticas sociais na micro-história italiana

Organizador(es): Deivy Ferreira Carneiro, MaÍra Ines Vendrame

Esta coletânea apresenta experiências historiográficas bastante ecléticas de pesquisadores que haviam sido alunos e orientandos do historiador Giovanni Levi. Essa diversidade e referências distintas em relação ao trabalho do mestre é um aspecto que permite perceber a 'microstoria' como uma prática historiografia e não uma escola teórica, que a cada década se amplia, se repensa e se transforma, porém não deixa de lado alguns dos princípios fundamentais, como o de submeter os objetos de análise à lente do microscópio.

Apresentação: Avanços e novas perspectivas a partir da segunda geração da microstória italiana

Deivy Carneiro

Maíra Ines Vendrame

1. A pluralidade do passado

Sabina Loriga

2. Microstoria: relações sociais versus modelos culturais? Algumas reflexões sobre estereótipos e práticas históricas

3. “A Contrapelo”: diálogo sobre o método

Simona Cerutti

4. Quem está embaixo? Uma releitura de E. P. Thompson, historiador das sociedades modernas

Simona Cerutti

5. Ofícios aparentados: cirurgiões-barbeiros e artesãos dos corpos em Turim (séculos XVII e XVIII)

Sandra Cavallo

6. O saber das relações: vínculos e raízes sociais de uma administração na França do século XIX

Maurizio Gribaudi

7. Percursos individuais e evolução histórica: quatro trajetórias operárias na França do século XIX

Maurizio Gribaudi

8. Microstoria/microhistoire/microhistory

Francesca Trivellato

9. Existe futuro para a micro-história italiana na era da história global?

Francesca Trivellato

10 Processos criminais e micro-história: direito, grupos populares e a Justiça Criminal em Minas Gerais (1854-1941)

Deivy Ferreira Carneiro

11. Pensando o problema das conexões, do equilíbrio e da complexidade a partir da perspectiva da micro-história