Detalhe do produto
Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522516476 Edição: 1 Ano: 2014
Ensino de história: usos do passado, memória e mídia
"O objetivo deste livro é promover um diálogo produtivo entre discussões da historiografia e do ensino de história, elaborando de forma reflexiva as fronteiras entre campos de pesquisa e reafirmando as relações constitutivas entre o mundo acadêmico e o escolar no ensino de história. O livro propõe, ainda, a afirmação dessa interlocução com a reunião de textos de pesquisadores de campos diversos, que pensam usos sociais do passado na história pública, aquela que se produz no espaço social mais amplo que o da academia, voltada para o público em geral ou segmentos desse público, como o escolar. [...] Esperamos que o livro propicie momentos de reflexão e, sobretudo, contribua para a transformação de nossas práticas, no âmbito acadêmico e escolar. Por entender que a própria concepção de ensino deve ser constantemente questionada e repensada, ressaltamos que não existe um único caminho a seguir, mas muitas alternativas a serem consideradas nas possíveis relações entre o passado e o presente."
Apresentação
Os organizadores
DIÁLOGOS ENTRE A HISTÓRIA E SEU ENSINO
O sentido de ensinar história nos regimes antigo e moderno de historicidade
Temístocles Cezar
A presença do passado na aula de história
Helenice Rocha
Consciência histórica e educação histórica: diferentes noções, muitos caminhos
Maria Lima
USOS DO PASSADO: A HISTÓRIA ESCOLAR
A grande aliança, de Ana Castro Osório: um projeto político-pedagógico luso-brasileiro
Angela de Castro Gomes
Os comunistas brasileiros na literatura escolar (1922-1996)
Jayme Fernandes Ribeiro
Uma conta de chegada: a transformação provocada pelo PNLD nos livros didáticos de história
Aléxia Pádua Franco
Geração Homo zappiens na escola: os novos suportes de informação e a aprendizagem histórica
Flávia Eloisa Caimi
USOS DO PASSADO: A DIVULGAÇÃO HISTÓRICA
Da ruína à aura: convocações da África no ensino de história
Júnia Sales Pereira
“Nem sempre o que parece é”: cultura histórica, memórias e representações das esquerdas e da ditadura militar na televisão nacional
Alessandra Ciambarella
Aprender história com jogos digitais em rede: possibilidades e desafios para os professores
Eucidio Pimenta Arruda
Um fardo do presente? O jornalista entre a história e a memória
Rodrigo Bonaldo
Autores
Café História | 7/1/2015