Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786557160237 Edição: 1 Ano: 2020

Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e Pesquisa

Organizador(es): Raimundo Martins, Irene Tourinho

Este ebook é uma produção da Editora UFSM.
A obra traz temas, problemas, processos, alternativas e abordagens que tratam a cultura visual na perspectiva de uma educação que aposta na produção de sentidos, como referência básica para a compreensão e para a interpretação da arte e da imagem. Toda narrativa reinventa limites de tempo e espaço, atiça desejos de recriar nossas relações com o mundo e projeta sonhos de reinstituir sentidos, reconfigurar destinos e visualizar direções para as diferentes dimensões da vida. Neste livro, as narrativas usam essas forças para contar sobre práticas de ensino e de pesquisa centradas na cultura visual. A diversidade de lugares de onde falam seus autores ? Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Santa Maria (RS), João Pessoa (PB) e Macapá (AP), no caso do Brasil, Barcelona e Pamplona (Espanha), DeKalb e Columbus (Estados Unidos) e Edmonton (Canadá), no caso de outros países, mistura suas vozes, dando pregas em mapas para contrair anseios de permanência, reconstrução e transformação das culturas nas instituições. Essas narrativas são um compromisso com uma educação que quer contribuir para resistir a processos hegemônicos, positivistas e centralizadores. Ensino Básico e Ensino Superior são focos da primeira e terceira partes do livro. Os capítulos que se debruçam sobre a experiência estética criam um eixo de ligação entre essas duas partes. As narrativas são processuais e, como performances culturais, são realizadas através de relatos, depoimentos e histórias, que passeiam livremente por diversas epistemologias e práticas investigativas. O leitor encontrará temas, problemas, processos, alternativas e abordagens que tratam a cultura visual na perspectiva de uma educação que aposta na produção de sentidos como referência básica para a compreensão e interpretação da arte e da imagem.

Prefácio

Sobre os autores

Parte I - Narrativas práticas e investigativas - ensino básico

Ocupando o lugar do “outro”: cultura visual e experiência docente