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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786556520711 Edição: 1 Ano: 2021
Economia comportamental e tomada de decisão
"Comportamento" e "experiência" são dois termos emergentes no mundo corporativo. Em regra, referem-se a aspectos ligados a consumidores de bens, a usuários de serviços ou mesmo a investidores no mercado financeiro. Ao mesmo tempo, bens, serviços e aplicações financeiras são elementos estritamente ligados à esfera econômica das relações humanas. Então, como compreender que a economia comportamental seja uma área de conhecimento e pesquisa relativamente tão nova, tendo evoluído de forma mais consistente apenas a partir da década de 1960? Aí está uma questão instigante e reveladora. E a resposta está na ênfase dada ao comportamento observado frente à teoria. Assim, uma das marcas distintivas da economia comportamental é tomar o comportamento como ponto de partida e não - como é feito na abordagem tradicional, especialmente pela teoria da escolha racional - como um mero elemento verificador de teorias concebidas a priori.
Apresentação
Introdução
1 | O campo da economia comportamental
As três grandes fronteiras da ciência hoje
Decisões “automáticas” e livre-arbítrio
Autoengano e dissonância cognitiva
Preços: uma questão de ponto de vista
A importância do bando
Justiça e desigualdade
Individualismo imediatista e empatia social
2 | Julgamentos, decisões e racionalidade: da economia tradicional à comportamental
A Revolução Marginalista e o foco na ação individual nos mercados
O Homo economicus e o axioma da racionalidade
A teoria da escolha racional (rational choice theory)
Limites do comportamento racional: a abordagem da racionalidade limitada
O campo próprio da economia comportamental: o que ela pretende explicar?
3 | Tomada de decisão nas organizações
Aplicando o modelo racional à tomada de decisão nas organizações
Comportamento, governança e compliance
A decisão processual e algumas ferramentas de apoio
O papel das emoções e dos processos inconscientes
A biologia do processo decisório
4 | Heurísticas, percepção e vieses: a perspectiva da neuroeconomia
Avanços recentes da neurociência aplicáveis à economia
A teoria do cérebro triúno: caracterização, limitações e superação
Consumo de energia pelo cérebro e contabilidade mental
Teoria dos jogos
O cérebro e a aversão à perda
Nudge: empurrões comportamentais e gatilhos mentais
Prova social ou “efeito manada”
5 | Decisões sob risco e incerteza: influências sociais e institucionais
Aspectos sociais do comportamento econômico
Modelos mentais e custos de mudança (lock-in costs)
Externalidades de rede ou prova social?
Pequenas escolhas individuais com grandes impactos sociais
Corrupção “institucionalizada” e seu combate
Conclusão
Referências
Glossário
Autores