Detalhe do produto

Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786556520711 Edição: 1 Ano: 2021

Economia comportamental e tomada de decisão

Autor(es): Robson Ribeiro Gonçalves, Rodrigo Ribeiro Goncalves, André Luiz Damião De Paula
Obras dos autores

"Comportamento" e "experiência" são dois termos emergentes no mundo corporativo. Em regra, referem-se a aspectos ligados a consumidores de bens, a usuários de serviços ou mesmo a investidores no mercado financeiro. Ao mesmo tempo, bens, serviços e aplicações financeiras são elementos estritamente ligados à esfera econômica das relações humanas. Então, como compreender que a economia comportamental seja uma área de conhecimento e pesquisa relativamente tão nova, tendo evoluído de forma mais consistente apenas a partir da década de 1960? Aí está uma questão instigante e reveladora. E a resposta está na ênfase dada ao comportamento observado frente à teoria. Assim, uma das marcas distintivas da economia comportamental é tomar o comportamento como ponto de partida e não - como é feito na abordagem tradicional, especialmente pela teoria da escolha racional - como um mero elemento verificador de teorias concebidas a priori.

Apresentação 
Introdução 

1 | O campo da economia comportamental 
As três grandes fronteiras da ciência hoje 
Decisões “automáticas” e livre-arbítrio 
Autoengano e dissonância cognitiva 
Preços: uma questão de ponto de vista 
A importância do bando 
Justiça e desigualdade 
Individualismo imediatista e empatia social 

2 | Julgamentos, decisões e racionalidade: da economia tradicional à comportamental 
A Revolução Marginalista e o foco na ação individual nos mercados 
O Homo economicus e o axioma da racionalidade 
A teoria da escolha racional (rational choice theory) 
Limites do comportamento racional: a abordagem da racionalidade limitada 
O campo próprio da economia comportamental: o que ela pretende explicar? 

3 | Tomada de decisão nas organizações 
Aplicando o modelo racional à tomada de decisão nas organizações 
Comportamento, governança e compliance 
A decisão processual e algumas ferramentas de apoio 
O papel das emoções e dos processos inconscientes 
A biologia do processo decisório 

4 | Heurísticas, percepção e vieses: a perspectiva da neuroeconomia 
Avanços recentes da neurociência aplicáveis à economia 
A teoria do cérebro triúno: caracterização, limitações e superação 
Consumo de energia pelo cérebro e contabilidade mental 
Teoria dos jogos 
O cérebro e a aversão à perda 
Nudge: empurrões comportamentais e gatilhos mentais 
Prova social ou “efeito manada” 

5 | Decisões sob risco e incerteza: influências sociais e institucionais 
Aspectos sociais do comportamento econômico 
Modelos mentais e custos de mudança (lock-in costs) 
Externalidades de rede ou prova social? 
Pequenas escolhas individuais com grandes impactos sociais 
Corrupção “institucionalizada” e seu combate 

Conclusão 
Referências 
Glossário 
Autores 

 

Ebook

R$ 29,00 Em x de: R$ No boleto: R$ 29,00

COMPRAR