Detalhe do produto

Livro Impresso ISBN: 9788522521173 Edição: 1 Ano: 2019 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 443 gramas Número de Páginas: 248
Dicionário de ensino de história
Dicionários, em geral, apresentam uma variedade enorme de dados dispersos em inúmeras obras. Este volume pretende disponibilizar um conjunto de saberes que possa dar suporte para professores, graduandos, mestrandos e doutorandos de história e áreas afins. Os verbetes foram selecionados a partir de três dimensões da produção do conhecimento histórico sobre o ensino de história: suas relações com a teoria, métodos e historiografia; o diálogo e a produção relativa ao currículo; e, por fim, as ações, atividades e conhecimentos relativos à aprendizagem. Os 38 verbetes reunidos na obra pretendem ser fonte de pesquisa de grande utilidade aos interessados e praticantes do ensino de história.
APRESENTAÇÃO
As coordenadoras
ACONTECIMENTO
Luís César Castrillon Mendes e Renilson Rosa Ribeiro
ANACRONISMO
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
APRENDIZAGEM
Marta Lima
APROPRIAÇÕES
Nathalia Helena Alem
CAUSA E CONSEQUÊNCIA
Wesley Garcia Ribeiro Silva
CÍRCULOS CONCÊNTRICOS
Nilton Mullet Pereira
CÓDIGO DISCIPLINAR
Luis Fernando Cerri
CONHECIMENTO HISTÓRICO ACADÊMICO
Paulo Knauss
CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR
Cristiane Bereta da Silva
CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
Estevão de Rezende Martins
CONTINUIDADE E RUPTURA
Cristina Meneguello
CULTURA HISTÓRICA
Rebeca Gontijo
CURRÍCULO DE HISTÓRIA
Carmen Gabriel
DIDÁTICA DA HISTÓRIA
Oldimar Cardoso
DIFERENÇA E SEMELHANÇA
Mauro Coelho
DIRETRIZES CURRICULARES
Marcus Dezemone
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Almir Oliveira
ESTEREÓTIPO
Carla Meinerz
FONTES
Verena Alberti
HISTÓRIA
Temístocles Cezar
HISTÓRIA CRONOLÓGICA
Juliana Teixeira
HISTÓRIA INTEGRADA
Mariana Guglielmo
HISTÓRIA LOCAL
Aryana Costa
HISTÓRIA TEMÁTICA
Helenice Rocha
LIVRO DIDÁTICO
Itamar Freitas
LIVRO DIDÁTICO REGIONAL
Maria Telvira da Conceição
MEMÓRIA
Carmem Zeli de Vargas Gil
MÉTODO DE ENSINO
Circe Bittencourt
MUDANÇA E PERMANÊNCIA
Fernando Seffner
NARRATIVA HISTÓRICA
Itamar Freitas
NOVAS TECNOLOGIAS
Anita Lucchesi e Dilton C. S. Maynard
PERIODIZAÇÃO
Márcia de Almeida Gonçalves
POLÍTICA CURRICULAR
Cláudia Sapag Ricci
PROBLEMATIZAÇÃO
Anita Correia Lima de Almeida e Keila Grinberg
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD)
Jandson Soares e Margarida Dias
PROGRESSÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
Flávia Caimi
TESTEMUNHOS
Marieta de Moraes Ferreira
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Ana Maria Monteiro
Referências 227
Sobre as coordenadoras 241
Sobre as autoras e os autores 242