Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522517954 Edição: 1 Ano: 2016 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 164
Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas
A produtividade depende cada vez mais da capacidade de aplicar as informações no cotidiano empresarial, transformando dados e informações em conhecimento, cuja construção já não é mais produto unilateral de seres humanos isolados, mas de uma vasta rede colaborativa cognitiva dispersa da qual participam educandos humanos e sistemas cognitivos artificiais. O objetivo deste livro é refletir e contribuir para a construção do conhecimento, principalmente aquele gerado dentro da rede colaborativa chamada empresa.
Apresentação 11
Introdução 15
1 | História do processo de aprendizagem nas organizações: do treinamento à aprendizagem 19
Do paradigma industrial ao paradigma do conhecimento 20
Do treinamento à aprendizagem 28
Da andragogia ao ciclo de desenvolvimento de competências 34
O modelo de organização de aprendizagem 42
Importância estratégica do desenvolvimento de pessoas 47
Considerações finais 49
2 | O ciclo de aprendizagem nas organizações 51
Desafios à aprendizagem nas organizações 52
Formulação de estratégias 56
Alinhamento entre a gestão por competências e as estratégias do negócio 58
Modelagem de programas: objetivos e planos de ação 62
Implementação dos programas, avaliação e análise de resultados 63
Da estratégia à execução: o caso Embratec 69
Considerações finais 82
3 | Metodologia e estratégias em educação corporativa 85
Tipos de metodologias e estratégias de ensino 86
Critérios de seleção de metodologias: análise de custo/benefício 101
Formação de multiplicadores de conhecimento 105
Ambientes de aprendizagem colaborativa e informal por meio da tecnologia 108
Considerações finais 114
4 | Educação corporativa 117
Educação corporativa e gestão do conhecimento 118
Alinhamento entre a estratégia e a educação corporativa 124
Objetivos da educação corporativa 126
Estágios do desenvolvimento da educação corporativa 130
Construindo a universidade corporativa 136
Considerações finais 142
Conclusão 145
Referências 149
Os autores 163