Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522513048 Edição: 2 Ano: 2013 Largura: 17.00 cm Comprimento: 24.00 cm Peso: 355 gramas Número de Páginas: 176
Aprendendo história: reflexão e ensino
Como ensinar história? Essa pequena pergunta esconde uma série de desafios que não são resolvidos por fórmulas mágicas. Porém, a partir da compreensão sobre o que é o conhecimento histórico, suas origens e tendências, o professor pode transformar teoria em prática. Os autores deste livro procuraram fornecer subsídios teóricos e metodológicos para que professores se tornem aptos a discutir a História como uma disciplina viva e fascinante.
Os autores
Apresentação
Parte I – O que é História .
1. Os significados de história .
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
Clio, a musa da história .
O que é História? .
2. As funções da História: a mestra da vida .
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
Heródoto, o “pai” da História .
Os desafios da narrativa .
As lições da História .
3. O século XIX e as mudanças no conceito de História .
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
Os impactos da Revolução Francesa .
A tarefa do historiador para Humboldt .
História: uma disciplina em ascensão .
4. A construção do campo disciplinar .
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
A construção do campo disciplinar na França .
O IHGB e a escrita da História brasileira .
5. O ofício do historiador .
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
O papel social do historiador .
A importância dos arquivos .
O Brasil e a criação do Arquivo Nacional .
Parte II – Vertentes historiográficas .
1. O que é historiografia?
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
Por que rescrever a História? .
A necessidade de repensar a História .
2. A Escola Metódica
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
Ranke e o ofício do historiador .
A Introdução aos estudos históricos de Charles Seignobos e Charles Langlois .
3. Os Annales
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
A diversidade da “Escola” dos Annales .
Existe uma “Escola” dos Annales? .
4. A Nova História
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
A História vista de baixo .
5. A Micro-História
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
Os desafios atuais da História .
A Micro-História .
A contribuição da Micro-História .
6. Novos caminhos da historiografia
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
O retorno da História política .
Parte III – Problemas e métodos .
1. As fontes e a crítica do historiador
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
História e prova .
Lorenzo Valla e a doação de Constantino .
A mentira também tem história .
2. Os limites da crítica
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
Várias versões para Dom Pedro II .
3. História e temporalidade
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
O tempo como fundamento da História .
As temporalizações em História .
Existe uma Pré-História? .
As temporalidades .
4. História e verdade
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
História e verdade .
5. Fazer a História
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
O conhecimento histórico .
6. Identidade e memória
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
Memória e identidade .
Memória e História: fonte ou dever? .
7. História oral
Bibliografia sugerida .
Sites .
Para aprofundar o tema .
O estatuto da História oral .
Dilemas éticos e políticos para o uso da História oral .
8. Métodos quantitativos e qualitativos
Bibliografia sugerida .
Site .
Para aprofundar o tema .
A demografia histórica e a análise quantitativa .
A literatura e análises qualitativas .
Parte IV – Em sala de aula .
1. A História na escola
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
Escola e cultura .
História e saber escolar .
2. O Brasil é um país sem memória?
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
“Viveram pouco para morrer bem, morreram jovens para viver sempre”: as comemorações da Revolução Constitucionalista .
3. Trabalhando com História oral
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
História oral, política e ética .
História oral, memória e escravidão .
4. História e imagens
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
A construção da memória nacional: a primeira missa no Brasil .
As construções do rei .
O desafio de ler imagens .
O falseamento das imagens na História.
5. História e filme
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
As visões sobre Carlota Joaquina .
A necessidade de rever a História .
Outras visões sobre Carlota Joaquina .
As reconstituições da História .
6. História e internet .
Bibliografia sugerida .
Para aprofundar o tema .
O computador na escola .
A Biblioteca Digital Mundial .
Bibliografia geral