Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522510160 Edição: 1 Ano: 2011

Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea

Autor(es): Luis Fernando Cerri

A noção de consciência histórica tem se constituído em uma importante ferramenta para pensar as relações entre o conhecimento científico, produzido pelos acadêmicos, e a vida prática. Nesse sentido, a noção de consciência histórica nos permite rever questões fundamentais para professores e demais interessados nos usos sociais do conhecimento histórico. Os leitores terão acesso às principais contribuições que envolvem o tema, refletindo sobre o papel da História dentro e fora da escola.

Este título da Série História integra a Coleção FGV de Bolso, voltada para a produção de obras de síntese sobre os mais diversos temas das ciências humanas e sociais. Destina-se a estudantes, professores e profissionais interessados em conhecer de maneira rápida e eficaz, por meio de textos claros e acessíveis, os assuntos tratados em cada volume.

Capítulo 1
O que é a consciência histórica
Consciência histórica, fenômeno humano
Capturando a consciência histórica
Didática da história, uma disciplina de investigação do uso social da história

Capítulo 2
Conscientização histórica?
Pensar historicamente
A consciência histórica é histórica... e múltipla

Capítulo 3

Consequências para a prática do profissional de história
Ensinar história para quê, afinal?
Consciência histórica e o problema dos conteúdos

Palavras finais

R$ 18,00 Em x de: R$ No boleto: R$ 18,00