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Livro Impresso ISBN: 9788522507948 Edição: 1 Ano: 2010 Largura: 12.00 cm Comprimento: 17.00 cm Peso: 170 gramas Número de Páginas: 129
Indústria cultural: uma introdução
A busca por diversão é uma característica dos nossos tempos? Por meio de uma revisão histórica, este livro mostra que a demanda por entretenimento sempre existiu mesmo antes de surgirem os meios típicos da primeira fase da indústria cultural, como o cinema, o rádio e o gramofone. Este livro, de modo simples e direto, discute as práticas e os produtos da indústria cultural. Reflete também sobre a atualidade e a possível pertinência das críticas feitas à indústria cultural, tendo em vista as transformações provocadas pela globalização.
Este título da Série Filosofia integra a Coleção FGV de Bolso, voltada para a produção de obras de síntese sobre os mais diversos temas das ciências humanas e sociais. Destina-se a estudantes, professores e profissionais interessados em conhecer de maneira rápida e eficaz, por meio de textos claros e acessíveis, os assuntos tratados em cada volume.
Introdução
Capítulo 1 - As origens históricas da cultura de massas
- Atividades no Ancien Régime
- Diferenciação entre tempo de trabalho e de lazer
- A irrupção do entretenimento anterior à cultura de massas
- A passagem para os meios da cultura de massas
Capítulo 2 - O surgimento da Teoria Crítica da indústria cultural
- O advento da Teoria Crítica da Sociedade
- A ascensão do Nazismo e a fuga para os Estados Unidos
- A crítica à indústria cultural no contexto da Dialética do esclarecimento
Capítulo 3 - Os operadores da indústria cultural segundo a crítica de Horkheimer e Adorno
- A manipulação retroativa
- A usurpação do esquematismo
- A domesticação do estilo
- A despotencialização do trágico
- O fetichismo das mercadorias culturais
Capítulo 4 - Retomadas do tema da indústria cultural na obra de Adorno
- Indústria cultural e Teoria estética
- Abordagens tardias sobre a indústria cultural: televisão e cinema novo
Capítulo 5 - Indústria cultural, globalização e digitalização
- Conceito de globalização
- A indústria cultural global
Capítulo 6 - Indústria cultural no Brasil
- Indústria cultural num país periférico?
- Rádio e cinema
- A televisão: telenovela e telejornal
Referências bibliográficas