Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522507269 Edição: 2 Ano: 2009 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 144
Gestão de desempenho
A mudança caledoscópia que mobiliza esforços organizacionais para atender às pressões de uma concorrência global intensa e aos elevados saltos no campo da tecnologia exige contribuições em patamares de excelência sustentada. Implica desempenhos capazes de atender às necessidades do cliente, assegurando simultaneamente o aumento da qualidade e da inovação, bem como a redução dos custos e da prontidão de atendimento. Na prática, a gestão de desempenho é um sistema de informações estruturado de forma abrangente e contínua, sob uma perspectiva sistêmica, interessado na produção do conhecimento sobre a relação do homem com o trabalho.
Apresentação 11
Introdução 15
1 | Desempenho e potencial: uma diferenciação necessária 19
Potencial 20
Desempenho 23
Gestão de desempenho: uma abordagem contemporânea 24
2 | Alinhamento do desempenho humano ao organizacional 29
Novos desafios: importância da gestão de desempenho 29
Interligação dos segmentos organizacionais 30
Uma estratégia efetiva 32
3 | Modelos de gestão de desempenho 41
Trajetória da lógica de gerir desempenho 41
Um olhar sobre o desempenho humano até os anos 1990 43
Um olhar contemporâneo 47
4 | Balanced scorecard: uma ferramenta gerencial 51
Contribuições do BSC à gestão do desempenho organizacional 51
Estratégias 54
A gestão do desempenho humano por meio do balanced scorecard 62
5 | Sistemas integrados de desempenho 65
Arquitetura 66
Valores 69
Ciclo do processo de desempenho 70
Ferramentas 77
Consequências 79
6 | Métodos de avaliação 83
Métodos tradicionais 84
Tendências da avaliação de desempenho 87
7 | Uma abordagem interpessoal das limitações do processo de avaliação 93
Subjetividade e avaliação 94
Subjetividade na avaliação de equipes 106
8 | Preparação dos gestores de desempenho 111
Desenvolvimento gerencial: uma estratégia de melhoria da performance organizacional 111
Facetas do diálogo 114
Sustentação do comprometimento: um desafio 117
9 | A gestão do desempenho na Sotreq 121
Os anos 1990: uma década de transformações 122
Aspectos críticos do processo 123
Conclusão 129
Referências 133
Os autores 139
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