Detalhe do produto

Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas

Livro Impresso ISBN: 9788522519439 Edição: 1 Ano: 2017 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 310 gramas Número de Páginas: 220

Outro Formato

Ebook

SAIBA MAIS

Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas

Autor(es): Isleide Arruda Fontenelle
Obras do autor

À primeira vista, a expressão 'cultura do consumo' está associada ao mundo das mercadorias, dos centros de compras, dos anúncios comerciais, das marcas publicitárias. Mas o que este livro revela é que a cultura do consumo tem um significado mais profundo: ela é a cultura na qual vivemos, formatando muito do que somos e da maneira como nos comportamos e nos relacionamos. Nem sempre foi assim. Quando se constituiu, nas décadas finais do século XIX, essa nova forma cultural se apresentava apenas como uma das respostas possíveis às transformações das mentalidades resultantes das duas grandes revoluções que constituíram a experiência da modernidade. A figura histórica do consumidor nasceu da fôrma do moderno indivíduo burguês.

Introdução

I. Fundamentos
O que é cultura do consumo
As raízes da cultura do consumo nas transformações das mentalidades oriundas de duas revoluções: revolução industrial e revolução política
As relações públicas e a ressignificação da cultura na produção do consumidor norte-americano
O surgimento dos estudos do comportamento do consumidor, do marketing e o lugar do anúncio comercial (advertising)
A primeira fase da cultura do consumo (1880-1945)

II. A consolidação da cultura do consumo: do segundo pós-guerra às décadas de transição (1945-1990)
O dispositivo da imagem e o período de ouro do advertising 
Novos formatos: anúncios comerciais nonsense e novas estratégias de comunicação publicitária
Novos formatos: pesquisas de mercado de tendências culturais
A marca como valor: o branding

III. Formas contemporâneas
O consumo da experiência para além da experiência de consumo
Consumo responsável

IV. Eixos teóricos para a compreensão da cultura do consumo
Uma teoria do capitalismo
Uma teoria das paixões

V. Considerações finais sobre a cultura do consumo contemporânea e seu futuro

Referências

Revista Galáxia | PUC - SP | 11/2017

Marketing | SP | 1-10-2017

Quatro Cinco Um | Outubro/2017

Folha de S. Paulo - 18/7/2017

Revista ESPM - Junho/2017

Portal da propaganda - Maio/2017

 

Impresso

R$ 37,00

COMPRAR