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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522511846 Edição: 2 Ano: 2009
Consultoria em gestão de pessoas
Este livro tem por objetivo apresentar os principais conceitos, técnicas e práticas da consultoria em gestão de pessoas, considerando a evolução do mercado, das organizações e a valorização necessária ao quadro funcional e às ações que precisam ser adotadas nesse novo cenário. Aborda aspectos fundamentais para estudantes, treinadores, analistas, especialistas e generalistas de RH, consultores internos e externos e demais profissionais que atuam na área de gestão, em especial aqueles que se dedicam a dar apoio aos gestores de pessoas na identificação, no encaminhamento e na solução de seus problemas.
Apresentação
Introdução
1 | Competitividade e produtividade: a necessidade da mudança planejada e a contribuição da consultoria
Alguns aspectos do cenário atual
O processo evolutivo da consultoria na gestão de pessoas
Consultoria: conceitos e contextos
Consultoria: demandas e razões
2 | O consultor: papel, perfil e relação com o cliente
As especificidades dos processos de mudança e o papel do consultor
O papel do consultor
A relação consultor-cliente
Modalidades de consultoria
O perfil do consultor de gestão de pessoas
3 | Entender as demandas e oferecer serviços de valor
Três cenários...
...e a antimudança
Definindo o caminho e acertando o passo
A finalidade de consultoria é adiconar valor
Uma visão crítica da consultoria interna
A importância da ética na consultoria de gestão de pessoas
4 | A arquitetura da consultoria
Modelando a consultoria: a otimização da performance humana
Princípios para a análise de performance
O que gera performance?
O que faz um consultor de performance?
O processo de consultoria em performance humana
Enfim, um modelo sistêmico
5 | Projeto de consultoria
A necessidade de desenvolvimento de um projeto
As origens de um projeto
Características de um projeto
Diferenciação entre atividades de um projeto e atividades rotineiras
Fases de um projeto: ciclo de vida
Atividades de controle e acompanhamento: gerenciamento do projeto
Formação da equipe de desenvolvimento
6 | Operacionalizando a consultoria
Pré-requisitos para uma atuação profissional
O espectro das intervenções
Como fazer
7 | Intervenções em gestão de pessoas
Gestão da mudança
A metodologia balanced scorecard (BSC) como ferramenta para a gestão de pessoas
O BSC na gestão de pessoas
Desenvolvimento de equipe
Coaching
Conclusão
Referências
Os autores