Detalhe do produto

Livro Impresso ISBN: 9788522507672 Edição: 2 Ano: 2009 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 180 gramas Número de Páginas: 144

Outro Formato

Ebook

SAIBA MAIS

Consultoria em gestão de pessoas

Autor(es): Iêda Maria Vecchioni Carvalho, João Luiz Carvalho Rocha De Oliveira, Luiz Augusto Mattana Da Costa Leite, Ricardo Henry Dias Rohm
Obras dos autores

Este livro tem por objetivo apresentar os principais conceitos, técnicas e práticas da consultoria em gestão de pessoas, considerando a evolução do mercado, das organizações e a valorização necessária ao quadro funcional e às ações que precisam ser adotadas nesse novo cenário. Aborda aspectos fundamentais para estudantes, treinadores, analistas, especialistas e generalistas de RH, consultores internos e externos e demais profissionais que atuam na área de gestão, em especial aqueles que se dedicam a dar apoio aos gestores de pessoas na identificação, no encaminhamento e na solução de seus problemas.

Apresentação 11
Introdução 15

1 | Competitividade e produtividade: a necessidade da mudança planejada e a contribuição da consultoria 19
Alguns aspectos do cenário atual 20
O processo evolutivo da consultoria na gestão de pessoas 21
Consultoria: conceitos e contextos 24
Consultoria: demandas e razões 27

2 | O consultor: papel, perfil e relação com o cliente 31
As especificidades dos processos de mudança e o papel do consultor 31
O papel do consultor 35
A relação consultor-cliente 38
Modalidades de consultoria 43
O perfil do consultor de gestão de pessoas 48

3 | Entender as demandas e oferecer serviços de valor 53
Três cenários... 53
...e a antimudança 55
Definindo o caminho e acertando o passo 55
A finalidade de consultoria é adiconar valor 57
Uma visão crítica da consultoria interna 64
A importância da ética na consultoria de gestão de pessoas 65

4 | A arquitetura da consultoria
69
Modelando a consultoria: a otimização da performance humana 70
Princípios para a análise de performance 71
O que gera performance? 72
O que faz um consultor de performance? 73
O processo de consultoria em performance humana 73
Enfim, um modelo sistêmico 80

5 | Projeto de consultoria 83
A necessidade de desenvolvimento de um projeto 83
As origens de um projeto 84
Características de um projeto 85
Diferenciação entre atividades de um projeto e atividades rotineiras 88
Fases de um projeto: ciclo de vida 88
Atividades de controle e acompanhamento: gerenciamento do projeto 92
Formação da equipe de desenvolvimento 93

6 | Operacionalizando a consultoria 99
Pré-requisitos para uma atuação profissional 99
O espectro das intervenções 102
Como fazer 110

7 | Intervenções em gestão de pessoas 113
Gestão da mudança 113
A metodologia balanced scorecard (BSC) como ferramenta para a gestão de pessoas 118
O BSC na gestão de pessoas 123
Desenvolvimento de equipe 128
Coaching 133

Conclusão 137
Referências 139
Os autores 143

Impresso

R$ 34,00 Em 1x de: R$ 34,00 No boleto: R$ 34,00

COMPRAR