Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522507672 Edição: 2 Ano: 2009 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 180 gramas Número de Páginas: 144
Consultoria em gestão de pessoas
Este livro tem por objetivo apresentar os principais conceitos, técnicas e práticas da consultoria em gestão de pessoas, considerando a evolução do mercado, das organizações e a valorização necessária ao quadro funcional e às ações que precisam ser adotadas nesse novo cenário. Aborda aspectos fundamentais para estudantes, treinadores, analistas, especialistas e generalistas de RH, consultores internos e externos e demais profissionais que atuam na área de gestão, em especial aqueles que se dedicam a dar apoio aos gestores de pessoas na identificação, no encaminhamento e na solução de seus problemas.
Apresentação 11
Introdução 15
1 | Competitividade e produtividade: a necessidade da mudança planejada e a contribuição da consultoria 19
Alguns aspectos do cenário atual 20
O processo evolutivo da consultoria na gestão de pessoas 21
Consultoria: conceitos e contextos 24
Consultoria: demandas e razões 27
2 | O consultor: papel, perfil e relação com o cliente 31
As especificidades dos processos de mudança e o papel do consultor 31
O papel do consultor 35
A relação consultor-cliente 38
Modalidades de consultoria 43
O perfil do consultor de gestão de pessoas 48
3 | Entender as demandas e oferecer serviços de valor 53
Três cenários... 53
...e a antimudança 55
Definindo o caminho e acertando o passo 55
A finalidade de consultoria é adiconar valor 57
Uma visão crítica da consultoria interna 64
A importância da ética na consultoria de gestão de pessoas 65
4 | A arquitetura da consultoria 69
Modelando a consultoria: a otimização da performance humana 70
Princípios para a análise de performance 71
O que gera performance? 72
O que faz um consultor de performance? 73
O processo de consultoria em performance humana 73
Enfim, um modelo sistêmico 80
5 | Projeto de consultoria 83
A necessidade de desenvolvimento de um projeto 83
As origens de um projeto 84
Características de um projeto 85
Diferenciação entre atividades de um projeto e atividades rotineiras 88
Fases de um projeto: ciclo de vida 88
Atividades de controle e acompanhamento: gerenciamento do projeto 92
Formação da equipe de desenvolvimento 93
6 | Operacionalizando a consultoria 99
Pré-requisitos para uma atuação profissional 99
O espectro das intervenções 102
Como fazer 110
7 | Intervenções em gestão de pessoas 113
Gestão da mudança 113
A metodologia balanced scorecard (BSC) como ferramenta para a gestão de pessoas 118
O BSC na gestão de pessoas 123
Desenvolvimento de equipe 128
Coaching 133
Conclusão 137
Referências 139
Os autores 143