Detalhe do produto

Livro Impresso ISBN: 9788522509195 Edição: 1 Ano: 2011 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 144

Outro Formato

Ebook

SAIBA MAIS

Comportamento do consumidor

Autor(es): Roberto Meireles Pinheiro, Guilherme Caldas De Castro, Helder Haddad Carneiro Da Silva, José Mauro Gonçalves Nunes
Obras dos autores

Este livro representa um compromisso de longo prazo dos autores com uma abordagem do estudo do comportamento do consumidor, alicerce fundamental para o desenvolvimento do marketing como filosofia de negócios e processo de gestão. A intenção da presente obra é conciliar a discussão dos aspectos conceituais com uma abordagem pragmática dos temas abordados, a fim de permitir uma leitura que favoreça o aprendizado de estudantes e profissionais.

Apresentação 9
Introdução 13


1 | Teorias sobre o comportamento do consumidor
15
Interdisciplinaridade no estudo do comportamento do consumidor 16
As principais abordagens teóricas 18


2 | Fatores que influenciam o processo de compra 37
Fatores psicológicos 38
Fatores socioculturais 49
Fatores situacionais 57
Fatores demográficos 58


3 | Processo decisório de consumo 65
Arquitetura e tecnologia a serviço do consumo 66
O modelo de etapas do processo de consumo 68
Ponto de venda e o processo decisório de compra 76


4 | O comportamento do consumidor organizacional 87
Conceito e objetivos da compra organizacional 88
Características da compra organizacional 90
Diferenças entre as compras do consumidor final e do consumidor organizacional 94
Estágios da compra organizacional 97
Tipos de compras organizacionais 104
Determinantes do processo de compra organizacional 106


5 | Envolvimento, tipos de decisão e tendências em comportamento de consumo 111
Envolvimento e tipos de decisão 111
Envolvimento na decisão por novos produtos 113
Influências contextuais 118
Pesquisas etnográficas 121
Coolhunting 125
Neuromarketing 128


Conclusão 133
Referências 137
Os autores 141

Impresso