Detalhe do produto

Como você ensina?: educação e inovação no ensino de história e de ciências sociais

Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522521562 Edição: 1

Como você ensina?: educação e inovação no ensino de história e de ciências sociais

Organizador(es): João Marcelo Ehlert Maia, Thais Blank, Vivian Fonseca, Ynaê Lopes Dos Santos
Obras dos autores

Esta coletânea consolida os diálogos estabelecidos ao longo de três anos na Escola de Ciências Sociais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) sobre novas formas de ensinar ciências sociais e história na educação básica e na graduação. Diferentes professores da casa participaram do projeto intitulado "Educação e inovação". A onda conservadora que vem tomando o país de assalto nos últimos anos tem sido extremamente danosa para os professores de sociologia e história, que se veem acossados em seu ofício e perseguidos nos seus locais de trabalho, como se fossem perigosos doutrinadores. Nesse sentido, ao contribuir para o debate sobre o ensino de ciências sociais e história, este livro não cumpre apenas evidente função científica, mas também política, porque evidencia o laço indissociável entre o aprofundamento da vida democrática e o enraizamento das humanidades entre nós.

Introdução

João Marcelo E. Maia

 

SEÇÃO I – A EXPERIÊNCIA DO CPDOC

1 Como ensinar pesquisa? A experiência da disciplina O mundo das ciências sociais

João Marcelo E. Maia e Jimmy Medeiros

2 Como ensinar etnografia? Relato de experiência docente em uma disciplina de metodologia

Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira

3 História e ensino através de imagens

Thais Blank, Vivian Fonseca e Artur Pereira

4 Aprendendo a ensinar história – a experiência do Pibid-FGV História

Ynaê Lopes dos Santos

 

SEÇÃO II – DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

5 Diáspora africana, diseño curricular y políticas de conocimientoeducación y presencias afrodescendientes en Colombia

Axel Rojas

6 Ensinando (com) imaginação sociológica – sugestões para acender uma esperança

Lambros Fatsis

 

SEÇÃO III – EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS

7 Kizomba, a feira de africanidades do Colégio Pedro II-Realengo II um relato da experiência e suas potencialidades

Valesca d Souza Almeida

8 A importância dos “olhares” e percepções dos alunos para as aulas de sociologia

Julieta Romeiro

9 Patrimônio e ensino de história – aprender com objetos museais

Marta Cristina Soares Dile Robalinho

10 Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de história – relato de experiência

Jaques Leone Matos de Oliveira

11 Uso do audiovisual para o ensino de sociologia – Festival Identidade e Narrativa de Curtas do Andrews (Finca)

Roberto Mosca Jr.

 

Sobre os autores

 

 

Ebook

R$ 30,00

COMPRAR