Detalhe do produto

Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522521562 Edição: 1 Ano: 2019

Como você ensina?: educação e inovação no ensino de história e de ciências sociais

Organizador(es): João Marcelo Ehlert Maia, Ynaê Lopes Dos Santos, Thais Blank, Vivian Fonseca
Obras dos autores

Esta coletânea consolida os diálogos estabelecidos ao longo de três anos na Escola de Ciências Sociais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) sobre novas formas de ensinar ciências sociais e história na educação básica e na graduação. Diferentes professores da casa participaram do projeto intitulado "Educação e inovação". A onda conservadora que vem tomando o país de assalto nos últimos anos tem sido extremamente danosa para os professores de sociologia e história, que se veem acossados em seu ofício e perseguidos nos seus locais de trabalho, como se fossem perigosos doutrinadores. Nesse sentido, ao contribuir para o debate sobre o ensino de ciências sociais e história, este livro não cumpre apenas evidente função científica, mas também política, porque evidencia o laço indissociável entre o aprofundamento da vida democrática e o enraizamento das humanidades entre nós.

João Marcelo E. Maia

SEÇÃO I – A EXPERIÊNCIA DO CPDOC

1 Como ensinar pesquisa? A experiência da disciplina O mundo das ciências sociais

João Marcelo E. Maia e Jimmy Medeiros