Coleção Jovem Jurista 2014 | FGV Direito Rio

Autor(es): Diversos

A iniciativa de publicar a Coleção Jovem Jurista, uma coletânea de pesquisas referenciadas em análises interdisciplinares do universo jurídico, surge da reiterada preocupação do curso de graduação em Direito da FGV DIREITO RIO com produções de conhecimentos até então incomuns ao Direito. Desde o início do curso, alunos são incentivados a procurar as relações entre instituições e práticas sociais, através de pesquisas teóricas e empíricas.

O presente volume da Coleção Jovem Jurista reúne os trabalhos de conclusão de curso vencedores dos prêmios Alfredo Lamy Filho de Inovação e Miranda Rosa de Qualidade apresentados em dezembro de 2013 e julho de 2014 por alunos da graduação em Direito.

Vontade do tribunal ou generosidade da Constituição? Trazendo o constituinte para o debate
Evandro Proença Süssekind
Regulação e Concorrência no Transporte Ferroviário?: um estudo das experiências brasileira e alemã.
Mariam Tchepurnaya Daychoum
Procedimento de Manifestação de Interesse?: interesse de quem?
Andréa Romualdo Lavourinha
Empresa na Favela?: Políticas Públicas e Desafios