Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522508631 Edição: 2 Ano: 2011 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 160
Cargos, carreiras e remuneração
As condições empíricas têm demonstrado que o sucesso de um sistema de remuneração reside, principalmente, na habilidade em projetar e gerir recompensas, de forma a dar suporte às demandas organizacionais. Portanto, necessitam estar alinhadas não apenas aos valores e à história da organização, como também à estratégia e à arquitetura organizacional. Neste livro, os autores compartilham com seus alunos e leitores, reflexões importantes para todos aqueles que se defrontam com os desafios relativos à questão de modelagens de sistemas de remuneração.
Apresentação 11
Introdução 15
1 | Contextualizando a remuneração no espaço organizacional 19
O contexto organizacional: o que mudou a partir dos anos 1970? 20
O desafio da competitividade e a lógica da remuneração 25
O ser humano e a produção em nível de excelência 30
Cultura organizacional: um conceito-chave na modelagem de sistemas de remuneração 32
Alinhando estratégias empresariais e recompensas financeiras 39
As parcelas que compõem o total das recompensas financeiras 42
2 | Análise de funcionalidade 45
Gestão de pessoas sob um enfoque sistêmico 46
Estrutura organizacional 49
Indicadores de desempenho 63
Estratégia organizacional e gestão estratégica de pessoas 64
Competências fundamentando sistemas de gestão de pessoas 71
3 | Estrutura de cargos 75
Avaliação da funcionalidade 75
Descrição dos cargos 78
Avaliação de cargos 84
Perfis de competências 92
Desenvolvimento nas carreiras 94
A elaboração de um plano de cargos 96
4 | Remuneração 101
Fatores que condicionam os salários 102
Formulação e implementação de políticas salariais coerentes com a estratégia dos negócios 106
Programa de salários e benefícios 114
Sistema de remuneração estratégica 125
5 | Pesquisa de cargos, salários e benefícios 133
Metodologia da pesquisa 133
Planejamento da pesquisa 138
Convite aos participantes 138
Caderno de coleta de dados 139
Devolutiva da pesquisa 140
Modelo de caderno de pesquisa 141
Conclusões 151
Referências 153
Os autores 159
Impresso