Detalhe do produto
Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786556522494 Edição: 1 Ano: 2023
Business intelligence: ferramentas e métodos
Na chamada "era dos dados", a todo momento ouvimos que a informação é o novo petróleo. De fato, esse é um ativo digital que deve ser explorado de forma planejada pelas organizações humanas (empresas, governos, entidades sem fins lucrativos, escolas etc.). Por meio de dados, é possível minerar inteligência, ou seja, entender os resultados das ações humanas e encontrar padrões que visem à inteligência do negócio. Estamos falando de business intelligence (BI), uma abordagem que leva em conta as necessidades contínuas voltadas para tecnologia, processos e pessoas. Este livro faz parte das Novas publicações FGV Management na área de Tecnologia e Ciência de dados.
Apresentação
Introdução
1 | Conceito geral de business intelligence
O que é business intelligence
Modelagem relacional versus modelagem dimensional
Conceito geral de data warehouse, data mart e data lake
Big data
Dados estruturados e não estruturados
Integração de dados
Metadados
2 | Etapas do projeto de business intelligence
Certificação em data literacy
Criação do centro de competência
Definição da área-piloto
Levantamento de requisitos
Criação do protótipo
Tratamento de dados (ETL)
Desenvolvimento das telas
Testes internos com evidências
Homologação e validação de UX (user experience)
Pós-projeto
Desafios do business intelligence
3 | Ferramentas e documentos do projeto de business intelligence
Dicionário de dados
Cálculo do esforço
Origem dos dados
4 | Sustentação do projeto de business intelligence
Analista de BI
Papéis essenciais à sustentação de um projeto de BI
Tipos de monitoramento do projeto
Plataformas modernas de business intelligence
Bibliografia comentada
Referências
Professores-autores