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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786557160350 Edição: 1 Ano: 2021
Análise de discurso em perspectiva: teoria, método e análise
Este ebook é uma produção da Editora UFSM.
O livro Análise de Discurso em perspectiva: teoria, método e análise reúne, em cinco partes, textos e reflexões desenvolvidos por especialistas em Análise de Discurso de todo o Brasil e representantes de diferentes instituições brasileiras em torno do tema "Dispositivo teórico e analítico, filiações, desdobramentos e perspectivas". As reflexões foram desenvolvidas durante o I Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso, evento que homenageou a professora Eni P. Orlandi, ocorrido nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2011, na Unicamp. Os textos aqui reunidos trazem para o debate o modo como a Análise de Discurso vem se desenvolvendo no Brasil, no que diz respeito ao sem campo teórico/analítico, através de filiações (teóricas, políticas e ideológicas), mas também aponta para os desdobramentos e perspectivas dessa disciplina.
Este livro subdivide-se em cinco partes. A PARTE I, Ciência, política e tecnologia, aborda três noções que são constitutivas do fazer do analista de discurso da atualidade, compreendidas em seu funcionamento. A PARTE II, A urbanidade em diferentes materialidades discursivas, propõe-se à abordagem da cidade como um espaço que (se) significa. A PARTE III, A produção de sentidos no ensino, aborda o que está institucionalizado e o que não está, pois não há como levantar questões acerca do discurso, da história e da produção de sentidos sem levar em conta os diferentes modos de ensinar uma língua (ao mesmo tempo fluida e imaginária) ao falante. A PARTE IV, O sujeito no e do discurso, discute a noção de sujeito enquanto fundamental para a Análise de Discurso, uma vez que considera o sujeito sócio-histórico como uma posição no mundo em relação a diferentes formações discursivas. Coloca-se, então, em discussão a "teoria discursiva do sujeito" e seus desdobramentos, formulados por Eni P. Orlandi, a partir dos dois movimentos do processo de constituição do sujeito, o da interpelação e o da individualização, buscando seus desdobramentos em outros trabalhos da área. A PARTE V, A formação da nação e as diferentes formas de institucionalização do saber, traça uma reflexão sobre a língua e a produção do conhecimento, perpassando questões que vão da colonização à descolonização linguística; bem como uma compreensão de língua como um sistema passível de jogo, de equívoco, aberto, fluido, sujeito a falhas, remetendo à língua em funcionamento no mundo e se construindo no cruzamento da constituição do dizer, a partir da sua memória, da sua formulação e da sua circulação.
Cristiane Dias e Verli Petri tiveram sua formação inicial, em épocas diferentes, no Curso de Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa e respectivas literaturas, na Universidade Federal de Santa Maria, bem como realizaram o Mestrado em Estudos Linguísticos, na mesma instituição. Em 2004, ambas concluíram o doutorado, Cristiane Dias, pela Universidade Estadual de Campinas, e Verli Petri, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cristiane Dias é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos/Unicamp desde 2004; e Verli Petri é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria desde 2006. O interesse comum das autoras é a Análise de Discurso de Linha Francesa, fio condutor de seus trabalhos nas últimas duas décadas. Atualmente, atuam como professoras e pesquisadoras, orientando pesquisas na graduação e na pós-graduação, publicando artigos em periódicos da área e capítulos de livros. Dentre suas produções destaca-se especialmente a obra Um outro olhar sobre o dicionário: a produção dos sentidos (2010), de Verli Petri (DLV/UFSM), pela Editora PPGL/UFSM; e a obra Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos) (2012), de Cristiane Dias (Labeurb/Unicamp), pela Editora Hucitec.
Sobre os autores
Apresentação
Parte I – CIÊNCIA, POLÍTICA E TECNOLOGIA
Uma tautologia ou um embuste semântico-discursivo?
Ainda a propaganda de Estado: “País rico é país sem pobreza”
Eni Puccinelli Orlandi
O funcionamento do movimento pendular próprio às análises discursivas na construção do “dispositivo experimental” da análise de discurso
Verli Petri
Linguagem e tecnologia: uma relação de sentidos
Cristiane Dias
Parte II – A URBANIDADE EM DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS
Marchas urbanas: das redes sociais ao acontecimento
José Horta Nunes
Discurso em circulação e acontecimento: descrever montagens discursivas no tempo presente
Rejane Arce Vargas
O corpo enquanto objeto discursivo
Marua Cristiana Leandro Ferreira
Sujeito e espaço: na Paulista, “tá dando pra se viver”?
Marcus Barbai
Rimas e telas: a rua no (dis)curso
Eliane de Almeida
Parte III – A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO
Língua e sujeito na escola
Claudia Castellanos Pfeiffer
Para quem é o discurso pedagógico?
Sérgio Augusto Freire de Souza
Ontem, hoje e amanhã: ainda questão do ensino
Débora Massmann
Parte IV – O SUJEITO NO E DO DISCURSO
O sujeito no discurso: modulações operadas pelo drama na voz
Pedro de Souza
Sujeito e subjetividade: Psicanálise e Análise de Discurso
Lauro José Siqueira Baldini
Sujeito no e do discurso: pensando a resistência
Belmira Magalhães
O processo de interpelação ideológica em Kafka: da ignorância culposa ao humor rebelde
Maurício Beck
Língua, memória discursiva e efeitos de sentido
Maria da Conceição Fonseca-Silva
Parte V – A FORMAÇÃO DA NAÇÃO E AS DIFERENTES FORMAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SABER
A casa miticamente comum
Amanda Eloina Scherer
Como caracterizar uma nação: entre domínios históricos e discursivos
Ana Zandwais
Equívocos da/na língua oficial
Mônica Graciela Zoppi-Fontana
Língua nacional – escola nacional
Mariza Vieira da Silva